Procon Municipal funciona no prédio do antigo fórum de Patos de Minas.

O Procon Municipal formalizou, esta semana, a adesão ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne em rede as bases de dados de Procons de todo o país, trazendo vantagens tanto para os órgãos de defesa, quanto para os próprios consumidores. A partir do Sindec, qualquer pessoa pode saber se há registros nos Procons envolvendo determinada empresa, para que possa escolher, de forma mais consciente, a compra de produtos ou a contratação de serviços, evitando futuros problemas.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas contempla os registros de reclamações das pessoas que tiveram seus direitos violados. Outra vantagem para os consumidores é a agilidade na resolução das demandas apresentadas ao Procon, uma vez que o sistema permite a notificação eletrônica de fornecedores já cadastrados em sua base de dados, benefício que se estende aos cofres públicos que não terão gastos nos envios das notificações físicas. A consulta aos registros pode ser feita pelo site do Ministério da Justiça. Entretanto, os consumidores que não possuem acesso à internet podem obter informações entrando em contato com o Procon local, a partir de segunda-feira (09).

De acordo com Coordenador do Procon Municipal, Rafael Godinho, o expediente nesta sexta-feira (06), será apenas interno, sem atendimento ao público, uma vez que os funcionários do órgão estarão em treinamento para atuarem com o novo sistema.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas