O objetivo é intensificar a segurança dos pedestres que seguem até Romaria. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta quarta-feira (18) o período da Operação Romaria na BR365. O trabalho vai envolver as duas Delegacias da PRF: de Patos de Minas e Uberlândia. Os policiais deram orientações para garantir a segurança dos romeiros. O trabalho intensificado vai começar no dia 27 de julho.

De acordo com o Inspetor Terceiro, o objetivo é intensificar a segurança dos pedestres que seguem até Romaria, no Alto Paranaíba. As equipes de ronda serão reforçadas e haverá equipes dedicadas cuidando da fiscalização de trânsito e do radar móvel.

O policial orientou os romeiros a atentarem para a segurança durante a peregrinação, efetuando a caminhada pelo acostamento, em fila indiana e em sentido contrário ao fluxo de veículos. Os romeiros também devem utilizar, de preferência, roupas claras para facilitar a visualização por parte dos condutores.

Durante o período noturno, os romeiros devem utilizar coletes reflexivos ou lanternas, com o cuidado de não direcionarem o foco para os motoristas para não ofuscar a visão. Caso os veículos que dão assistência aos romeiros necessitarem parar durante o trajeto, isso não deverá ser feito nos acostamentos, a fim de evitar que os peregrinos invadam a pista de rolamento para desviar dos veículos. “O ideal é que procurem um local seguro para a parada”, destacou Terceiro.

Em caso de emergência, as pessoas podem entrar em contato com a PRF pelo telefone 191.