Presos na Operação Nêmesis atuavam em grandes roubos e na regularização de caminhões

Os alvos da investigação são suspeitos de integrarem grupos criminosos que atuavam em grandes roubos e na regularização de veículos.

publicado em 24/09/2019, por Maurício Rocha


Em coletiva de imprensa no final da manhã desta terça-feira, os promotores de justiça do Gaeco de Patos de Minas Paulo César de Freitas e Cleber Couto e os comandantes da Polícia Militar, coronel Waldimir Soares e coronel Olímpio deram detalhes da Operação Nêmeses que cumpriu 71 mandados de busca e apreensão e 42 mandados de prisão em Patos de Minas em outras de Minas e de São Paulo. Os alvos da investigação são suspeitos de integrarem grupos criminosos que atuavam em grandes roubos e na regularização de veículos.

As investigações tiveram início com o assassinato de David Matos Nunes de 31 anos em fevereiro deste ano na estrada que liga Quintinos a Major Porto. Segundo o promotor Paulo César de Freitas, o assassinato foi encomendado por Antônio Carlos Soares, de 44 anos. O homem conhecido como Tonhão seria o chefe da quadrilha e teria três homens de confiança, que seriam David, Paulo e Ananias encarregados de contratar outras pessoas para cometer roubos de cargas. Tonhão teria se desentendido com David e contratado Paulo matá-lo.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Tonhão era presidente da Associação Patense dos Empreendedores do Transporte - APERT - localizada no bairro Planalto em Patos de Minas e oferecia serviços de seguro e rastreamento. Segundo o Ministério Público, ao mesmo tempo em que oferecia proteção, Tonhão designava os roubos e indicava os veículos  alvos da quadrilha. Para não ter que pagar o seguro, que seria bancado pela própria Associação, Tonhão determinava que apenas a carga fosse levada. Os caminhões eram abandonados.

Outro ramo da quadrilha era a regularização de veículos sem passar pela vistoria. É neste ramo que entram o casal de despachantes em Belo Horizonte e a chefe do Detran de São José do Rio Preto, que foi presa e trazida de avião para Patos de Minas. Serviços como a regularização do terceiro eixo de carreta, que é caro e demorado, era feito em poucas horas com a cobrança de propina. Centenas de veículos foram regularizados desta forma e movimentado milhões de reais. Segundo o promotor Paulo César de Freitas, somente uma empresa em Patos de Minas lavou mais de R$ 6 milhões em menos de um ano. O casal de despachantes preso em Belo Horizonte levava uma vida de luxo, com carros importados e casa em condomínio de alto padrão.

Até mesmo os roubos em série a estabelecimentos comerciais que  assustaram em Patos de Minas está relacionado a organização criminosa. Segundo o promotor Paulo César de Freitas, após a morte de David e o início das investigações, um braço da quadrilha decidiu deixar o roubo de cargas e veículos e partir para roubos a estabelecimentos comerciais. Pelo menos 10 empresas em Patos de Minas foram alvos do grupo. Um policial civil preso na Operação é apontado como mentor dos roubos a estes estabelecimentos.

A Operação contou com promotores de justiça do Gaeco e de mais de 280 policiais militares de Patos de Minas, do Bope e da Rotam de Uberlândia e Belo Horizonte, cavalaria, canil, dois helicópteros e uma aeronave para transportar os presos de outras cidades. Ao todo, foram cumpridos 71 mandados de busca e apreensão e 40 mandados de prisão, sendo 38 em Patos de Minas. Um policial civil teve a prisão decretada pela Justiça. Foram cumpridos mandados de prisão contra outros seis policiais civis. Na casa de um deles, a força tarefa encontrou R$ 182 mil em espécie.

Segundo o promotor Paulo César de Freitas não há confirmação de que os policiais civis alvos dos mandados de busca e apreensão tenham envolvimento com os crimes praticados pela organização criminosa. Ele disse que os diversos computadores, telefones e outros equipamentos apreendidos serão investigados a partir de agora e poderão indicar a participação ou não de cada um nos esquemas criminosos.

Os presos na Operação vão responder por homicídios, concussão, corrupção, prevaricação, falsidade ideológica,  furto e roubo de veículos, de cargas,  de fazendas, de estabelecimentos comerciais, receptação e adulteração de sinais identificadores de veículos, cárcere privado,  inserção de dados falsos em sistemas de informações dos bancos de dados da Administração Pública, adulteração de sinal identificador de veículo, lavagem de capitais, falsificação e comercialização de documentos públicos.

Imagens atualizado em 24/09/2019 • 62 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 24/09/2019
Compartilhe:

105 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Jus Puniendi | 10 meses, 2 semanas atrás

    Bem, sujeitando-me a censura, vou expor o meu ponto de vista. Há certos segmentos em Patos, tais como, despachantes veiculares, donos de depósitos de ferro velho, componentes da máfia dos guinchos e pátios de recolhimento de veículos, estabelecimentos de certificações que faz as vezes do INMETRO, que prestam serviços para o Estado, sejam elas as auto escolas, clínicas que são credenciadas ao Detran-MG, jornalistas que pagam "cafezinhos" para policiais militares para que sejam informados sobre determinadas ocorrências policiais, empresas de transporte público coletivo que vive no monopólio na atividade há décadas, empresa pública de saneamento, que forma conluio com a câmara legislativa municipal e prejudica o meio ambiente, economia, saúde de toda população que dela recebe o desserviço. Enfim, por quê são intangíveis no tocante à investigações das instituições competentes? Patos de Minas tem uma administração pública fétida, atrelada ao setor privado que subsiste para corromper e ser exigido de vantagens indevidas. Seja na esfera municipal ou estadual, pois, sobre a união, vou me abster de emitir qualquer comentário, padece o nosso município no impropério da ilegalidade. Queria que todos os setores acima fossem passados em um filtro anti corrupção, para que nosso município voltasse a andar, e deixasse de sofrer nas mãos de poucos, cada vez mais, perpetuando o desmando, desgoverno, crimes, poder desenfreado, riquezas, ilegalidade, enfim, tudo que prejudica nossa cidade. Justo é, em se tratando de agentes públicos, que fosse atribuído nomes aos "supostos" criminosos.

    180 9 Responder

    Fiquei com preguiça de le - 10 meses, 2 semanas atrás

    Kkkkkkkkkkkkkkkkk.da pra resumi não...

    25 45

    Morena - 10 meses, 2 semanas atrás

    Amei o seu comentário! É isso tudo que vc falou mesmo, uma cambada de safados. Ainda não consegui tirar minha carteira de motorista por causa dessa máfia.

    40 4

    Frouxo - 10 meses, 2 semanas atrás

    Concordo com tudo que disse, porém, precisamos considerar alguns fatores como: a Polícia Civil, que seria responsável pela investigação desse porte e temas, está diretamente ligada ao governador do Estado, que protege seus cabos eleitorais e eleitoreiros (prefeitos, vereadores, gestoras de empresas públicas, lideranças locais, etc). O MP e o Judiciário esbarram nas leis fracas do país, no malfadado foro privilegiado, na própria inoperância, influências, corrupção e interesses outros. Por outro lado, a população, descrente com a impunidade, não cumpre seu papel de exigir a atuação dos legisladores, de exigir seus direitos e de colaborar com as autoridades. Logo, a POPULAÇÃO deve cumprir seu papel. Enquanto isso não ocorre, pouca coisa ou quase nada é feito e assim a vida segue.

    29 0

    Jesus - 10 meses, 2 semanas atrás

    Quando sair o filme eu vejo. Deve ser estudante de direito

    13 8

    De olho - 10 meses, 2 semanas atrás

    Porque o MP não fiscaliza isso tudo em Patos de Minas? Alguém tem que fiscalizar o MP!

    8 2

    Quem corcorda - 10 meses, 2 semanas atrás

    Concordo plenamente, parabéns falou tudo!!!!

    4 0

    Tenso - 10 meses, 2 semanas atrás

    Perfeito seu comentario e sua colocacao sobre o privado e o publico aqui em patos ,politica de interesses e de previlegios,mais eu vou abranger mais nao temos conhecimento mais em BH e assim ,Brasilia é muito assim e acho que todo país guardados os interesses e as esferas de poder ,e muita politica de reformas e adequacoes num pais onde nao se respeita as leis .

    4 0

    Pedro Cebola - 10 meses, 2 semanas atrás

    Esse(a) aí está no segundo período de direito e se acha o Dias Toffoli.

    3 5

  • Vitima | 10 meses, 2 semanas atrás

    Tem que mostra a cara do dão aí , o bope tem que bater na cara dele , e fazer ele conta tudo .. igual ele fais com todo mundo , coloca arma na cara de pai e mãe de todo mundo e fala que vai matar , entra na sua casa te ameaça , te humilha muitas vezes sem vc dever nada .. quero ver agora nehh .. vai piar fininho fdp kkkkk

    101 16 Responder

    Acho é pouco - 10 meses, 2 semanas atrás

    Hummm ja levou chinelada na cara, tadinho gente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    6 18

  • Hamilton | 10 meses, 2 semanas atrás

    Sabe o que não entra na minha cabeça deve ter uns 30 anos que o dão faz esse trabalho sujo junto com alguns comparsas e delegados que ao longo vem passando por aqui, e toda cidade sabe disso, só as autoridades agora vem descobrindo???? Autoridades são cegas?

    93 1 Responder

    Magre - 10 meses, 2 semanas atrás

    Amigo fim da era pt agkra a casa vai cai geral pode demora mas vai mito boto policia pra trabalha e pegar seja quem for

    20 3

  • REALISTA | 10 meses, 2 semanas atrás

    Só se vieir policia e membros do ministerio publico de fora p dar jeito nos bandidos da alta sociedade patense. Pq aqui é tudo dominado, acordao de compadres....incluindo imprensa local. Ate agora nenhum nome divulgado. Ainda bem q hoje nada escapa das midias sociais. Vc conta nos dedos de uma mao quem ficou rico nessa cidade honestamente. De resto..é tudo cambalacho. A policia daqui é boa só p prender pé de maconha e peba.

    66 7 Responder

    Ze - 10 meses, 2 semanas atrás

    O GAECO é de Patos de Minas, composto por membro do Ministério Público e policiais militares de Patos de Minas. Tudo foi feito por aqui.

    8 5

    Sai da bolha - 10 meses, 2 semanas atrás

    Meus Deus quanta burrice, deveria entender melhor o serviço da polícia... Inclusive que muitos policiais daqui faz parte da gaeco

    5 5

  • Leandra | 10 meses, 2 semanas atrás

    Quando ouço falar que um poliçial civil foi preso, me da uma sensaçao de segurança.

    62 6 Responder

    essa doeu - 10 meses, 2 semanas atrás

    Poliçial?????????????

    1 1

  • Karlla com K | 10 meses, 2 semanas atrás

    Tem muito mais Srs. Policiais !!!! Investiguem donos de guinchos , que todo mundo sabe que é ..., e de repente tá pagando de milionário na cidade.. Investiga polícia!!! Esse eu quero ver "rodar", tá se achando..... já lesou e tá lesando muita gente..e lavando a "graninha" com construções... tá dado o recado.

    58 1 Responder

    Marcos Abel - 10 meses, 2 semanas atrás

    Isso mesmo pode investigar que vai achar muita coisa errada falsificação de guias documentos autorizações fraude e o funcionário dessa empresa que é por essas fraudes responsável é primo do dao a casa caiu malandro

    6 0

  • Mais quais são as 10 empresas?? | 10 meses, 2 semanas atrás

    Tem que dizer as empresas para a gente não comprar mais.....E quais são os outros 6 policiais?????

    57 9 Responder

    O bao - 10 meses, 2 semanas atrás

    quadrilha decidiu deixar o roubo de cargas e veículos e partir para roubos a estabelecimentos comerciais. Pelo menos 10 empresas em Patos de Minas foram alvos do grupo. O RETARDADO le direito as 10 empresas foram vitimas desses bandidos

    40 1

  • Justiceira | 10 meses, 2 semanas atrás

    Dão seu ... sei que vai sair logo dessa mas a justiça divina não falha o que é seu está guardado tudo que se planta se colhe seu covarde COVARDE tantas comentários a seu respeito em Parabéns vai virar um lendário mas só que no inferno seu psicopata. Autoridades tem muito mais coisas escondidas debaixo do tapete Parabéns aos investigadores que prendeu esse perigo pra sociedade maior que muitos traficantes forte.......

    56 2 Responder

  • MP de Patos | 10 meses, 2 semanas atrás

    Quero ver o MP prender os políticos de patos de minas, obra superfaturada que não foi investigada da avenida Fátima Porto, cartel de postos combustíveis , improbidade por doação de terreno da UFU em terreno de políticos , construção de uma alça para acesso à cidade administrativa sem qualquer necessidade, enfim, peixe grande, até agora só “miserê”.

    53 19 Responder

  • Tenso | 10 meses, 2 semanas atrás

    Ahh não Patos hoje,queremos ver a cara dos meliantes e não desses policiais..Tenha dó né.... :persevere:

    52 0 Responder

  • Ze | 10 meses, 2 semanas atrás

    Não vi os delegados de patos cadê eles ? Onde eles entram nessa história? Esquisito hein

    45 8 Responder

    Eu - 10 meses, 2 semanas atrás

    Concordo com vc

    12 0

  • Patense | 10 meses, 2 semanas atrás

    Mostra ai os nomes dos policiais como o bão e compahia tudo safados

    45 5 Responder

  • Popó | 10 meses, 2 semanas atrás

    Porque não mostraram a foto do Dão mostraram muitas fotos mas do Dão que e um policial não mostraram

    43 5 Responder

  • Vítima | 10 meses, 2 semanas atrás

    MOSTRA A CARA DE DÃO ...ÓDIO DESSE ...INVADIU MINHA CASA SEM MANDADO E ME PEGOU NUA NO MEU QUARTO, E AINDA ME AMEAÇOU Q SE EU CONTASSE PRA ALGUÉM Q IRIA TRANSFORMAR MINHA VIDA NUM INFERNO...DESGRAÇADOOOO MEU ÓDIO SE MULTIPLICA A CADA DIA....JUSTIÇA E IGUALDADE PARA TODOS...JOGA ESSE LIXO LÁ NO SÁTIRO... LÁ ELE VAI GRITAR COM OS BANDIDOS "CADÊ MEU DINHEIRO ...PARECE Q CARREGA UM.SAPO MORTO NA BOCA, DE TANTO Q FEDE...

    38 5 Responder

    Acho é pouco - 10 meses, 2 semanas atrás

    Boa coisa a senhora não fez né? Na minha casa ninguém nunca entrou... Deve ser mulher de mala

    5 5

  • Patense | 10 meses, 2 semanas atrás

    Gente do céu tô morrendo de curiosidade pra ver a cara desses bandidos. Onde que eu vou pra ver. Não pode mostra aqui porque é gente grande né. Mais eu vou onde eles estiverem. Isso é bom demais.kkkkkkkk. Se as leis ajudasem, o Brasil até melhorava. EU ACREDITO.

    36 1 Responder

    REALISTA - 10 meses, 2 semanas atrás

    Ta rolando em uns grupos de whatsapp. Logo a cidade inteira ta sabendo, igual foi o caso do doutorzinho cheirador. Imprensa de patos só divulga nome de peba. Vai saber pq, ne.

    42 1

    Pirilampo - 10 meses, 2 semanas atrás

    É só ler a matéria ao invés de ficar vendo as fotos, nela fala claramente os nomes "Tonhão" e um tal "David", esses caras são os chefões...

    6 8

  • Delegado preso tb?? | 10 meses, 2 semanas atrás

    Dizem que até um delegado " baixinho" que foi nomeado por outro delegado que esta preso desde o fim de 2018 tb foi preso!! Uai creeedo.... assim em que nos Patenses podemos confiar?? Só no #luladrao eu acho.

    35 14 Responder

  • O melhor | 10 meses, 2 semanas atrás

    O melhor de todos foi a cara do delegado cabeludinho ,tipo assim " eu vim pra fuder com vcs, não vim pra brincar " . Não sou muito fã da Polícia por causa de alguns corruptos ,mais nessas horas tinha vontade de ser um só pra colocar esses vermes nos seus devidos lugares ... atrás da cela ...Dao safado , Tem um parca dele aqui do Santa Luzia tbm

    35 6 Responder

  • SÃO GOTARDO | 10 meses, 2 semanas atrás

    Boa tarde.Olhamos para o semblante deste profissionais nesta reportagem...vejo ..honestidade, transparência..e vontade de mudar de um Brasil melhor.Parabéns pelo trabalho.Soó de olhar para estas autoridades sabemos que são positivos

    35 1 Responder

  • Patense | 10 meses, 2 semanas atrás

    D"Paulo César,por favor do povo patense investiga o ... policiais civil comparça do joao cansado

    34 0 Responder

  • MARIO | 10 meses, 2 semanas atrás

    A casa cai ted kkkkk pilantra mitido

    33 14 Responder

  • VERDADEIRO | 10 meses, 2 semanas atrás

    PRA QUEM AGORA OS TRAFICANTES VAI PAGAR PROPINA ?? . E OS BICHEIROS TAMBEM

    32 52 Responder

  • Eu | 10 meses, 2 semanas atrás

    NOMES E FOTOS. :top:

    32 3 Responder

  • Gg | 10 meses, 2 semanas atrás

    Se puxar mais a linha, vai sair bandido ramificado na cidade toda ! Vai ser igual a lava jato...Tem rato vagabundo demais nessa cidade!!!

    32 1 Responder

  • Adriano | 10 meses, 2 semanas atrás

    Parabéns a todos os delegados policiais e chefes responsáveis por essa operação . Nós estamos orgulhosos dos retrocessos que estão acontecendo com o crime organizado são pessoas iguais a vocês que ainda nos dá um pouco de esperança

    31 4 Responder

  • Justiça | 10 meses, 2 semanas atrás

    É muito difícil acreditar na justiça desse país principalmente quando envolve gente graúda,autoridade e agentes da segurança pública,ou insegurança pública,caso queiram entender. Até um cão de rua sabe que maioria de integrantes da polícia civil,e aqui não quero generalizar pois não são todos, sempre teve e tem envolvimento com corrupção e mais um monte de crimes, onde eles deveriam combater,mas se valem de sua autoridade e medo da sociedade para cobrar propina e se corrompe tem se aliando a bandidos da pior espécie. Acho difícil. Mas se comprovado os crimes que sejam excluídos e presos para o bem de toda sociedade ordeira. A polícia não merece ser manchada dessa forma por causa de alguns desviadores da ordem e da lei. Espero punição pesada caso comprove esses delitos.

    31 0 Responder

  • Brasília DF | 10 meses, 2 semanas atrás

    Ate jony foi preso to bobo ele tem oficina de pintura na vereador João Pacheco esquina com Pernambuco

    29 2 Responder

    Mortaa de curiosidade pra saber pq o jhoni foi preso também - 10 meses, 2 semanas atrás

    Qual era o envolvimento do junio? Pq será que prenderam o chocolate de novo? Explicam as coisas direito na reportagem, pq tá muito vago as informações

    6 4

  • Nina | 10 meses, 2 semanas atrás

    Mostra a cara de cada um, queremos ver, pra que possamos nos proteger e ficarmos atentos. Tem muito mais.se procurar acha. Tem delegados corruptos que vem aqui em Patos , tira plantão em e ganha por fora pra ferrar com vida de inocentes. Vamos investigar isso tmb.

    29 2 Responder

  • Lavagem de dinheiro | 10 meses, 2 semanas atrás

    Que empresa foi essa que lavou 6 milhões? Aqui em patos credo uai

    29 1 Responder

    Justiceiro - 10 meses, 2 semanas atrás

    Rapaz eles não vão falar nunca. É peixe grande, tem dinheiro! Infelizmente.

    28 1

    PATOS CIDADE DOS CARROS CLONADOS - 10 meses, 2 semanas atrás

    É empresa de automóveis e caminhões . E empresa de construção

    21 3

    Mistério - 10 meses, 2 semanas atrás

    Realmente tem um mistério que ronda alguns empresários, principalmente no ramo de garagem e loja de caminhões e carretas. Alguns que não tinha onde cair morto, hoje tem patrimônio milionário, vive na alta elite, viagens, carros caríssimos. Existe um mistério nisso tudo.

    29 3

    Biscoiteira - 10 meses, 2 semanas atrás

    E os guinchos?

    21 0

  • Realista | 10 meses, 2 semanas atrás

    Se o dão errou tem de pagar mesmo, mas que tem muito bandido e parente de bandido comemorando, ah isso tem.

    28 2 Responder

    Thor - 10 meses, 1 semana atrás

    . Muito bandido que se diz sujeito homem, agora que o Dão foi preso, fica ameaçando se sair vai morrer. Tudo bandido de merdá. Pagava o maior pau pro cara.

    1 0

  • Mestra Filomena | 10 meses, 2 semanas atrás

    Eu quero ver quem vai ter coragem de mexer com a empresa poderosa da cidade onde os chefes ficaram ricos com desvios que começaram há 20 anos. Lobos em pele de cordeiro.

    28 0 Responder

carregar mais comentários