349669 2216 Ok
Banner CNA - TOPO
Publicado em 13/02/2017
Compartilhe:

Presídio Sebastião Satiro ultrapassa o dobro da capacidade e APAC pode solucionar superlotação

Com capacidade para 167 detentos no regime fechado, o Presídio Sebastião Satiro está abrigando cerca de 370 homens e mulheres.

Alojamentos da APAC de Patos de Minas no Distrito Industrial IV.

Com um índice de reincidência que beira a 85%, os presídios e penitenciárias espalhados pelo país estão superlotados. Em Patos de Minas, a situação não é diferente. Com capacidade para 167 detentos no regime fechado, o Presídio Sebastião Satiro está abrigando cerca de 370 homens e mulheres. Depois de pedir a ampliação da estrutura e não obter resposta do Governo do Estado, o Ministério Público está apostando na APAC para amenizar o problema.

Segundo o promotor Paulo Henrique Delicole a justificativa das autoridades é que a crise financeira assola os cofres do Governo Mineiro e impedem a realizam de investimentos no Presídio Sebastião Satiro. Diante disso, o Ministério Público vem apostando em mudanças na Associação de Proteção aos Condenados – APAC para aliviar a superlotação do Presídio. A Associação vai passar a receber presos do sistema fechado.

Atualmente, a APAC de Patos de Minas recebe apenas presos do regime semiaberto. Segundo o promotor Paulo Henrique Delicole, a Associação está sendo preparada para receber também os detentos do regime fechado. Segundo ele, presos que tenham cumprido um tempo mínimo de pena e que tenham méritos no sistema prisional, como bom comportamento, por exemplo, poderão ser levados para a APAC.

Paulo Henrique Delicole explica que os benefícios do cumprimento de pena na APAC são muitos, a começar pelos custos aos cofres públicos. Enquanto os gastos do Governo para manter um preso no sistema comum é de 4 salários mínimos, na APAC esse custo cai para 1,5 salário. Além disso, o tempo de pena diminui, uma vez que o preso trabalha e cada três dias de serviço representam um a menos de reclusão.

Com a possibilidade de trabalhar, com um sistema de visita de familiares mais humanizado e com o apoio de profissionais especializados, a APAC consegue melhores resultados na recuperação dos detentos, reduzindo o índice de reincidência.

APAC de Patos de Minas no Distrito Industrial IV.

Os primeiros sete detentos do sistema fechado que vão passar a cumprir pena na APAC de Patos de Minas já foram selecionados e estão passando por um treinamento na APAC de Frutal. Eles também vão atuar como multiplicadores.  Os monitores da Apac de Patos de Minas também estão passando por treinamento para receber esses detentos.

A expectativa é de que a APAC de Patos de Minas comece a receber detentos do sistema fechado já a partir do próximo mês. Segundo o promotor Paulo Henrique Delicole, a intenção é receber grupos de cinco presos de forma gradual até chegar ao número de 60. A medida vai contribuir para reduzir a superlotação no Presídio Sebastião Satiro.

Autor: Maurício Rocha

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Postado em 13/02/2017
Compartilhe:

20 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • cristian | 8 meses, 1 semana atrás

    se tem 370 e porque cabe 370,vagabundo não precisa de mordomia não. e so não roubar,matar,estuprar que não vai pra la.

    5 0 Responder

  • Suputuba | 8 meses, 1 semana atrás

    Este é um dos motivos do prende e solta. Os juízes estão mandando pro presídio só quando não tem jeito mesmo, crimes mais graves por exemplo. O judiciário e o MP deveriam cobrar a construção ou ampliação de presídios, mais não o fazem porque, como cobrar do patrão que pagam o salário gordo deles, e o governo é esperto heim, aumentou o salário dos juízes pra calar a boca deles. Já os outros seguimentos do funcionalismo público comem pão com salame, porque não têm força, mais com a manifestação no ES, vemos que a PM se parar, para o pais.

    4 1 Responder

  • Liandro | 8 meses, 1 semana atrás

    Pior de tudo e saber que quem paga as despesas destes ....... somos nois cidadao do bem..

    10 2 Responder

  • Truvão azul original | 8 meses, 1 semana atrás

    Leva eles pra minha mulher cuidar. Ela cuida com carinho. Pode deixar lá em casa será bem vindos

    0 10 Responder

    Truvão azul original - 8 meses, 1 semana atrás

    Além de copiar o nome dos outros torcer para o mamoleza vc é corno confirmado..... Kkkkkkkk

    1 0

  • Terminator | 8 meses, 1 semana atrás

    BANDIDO BOM È BANDIDO MORTO.

    13 3 Responder

  • Eu | 8 meses, 1 semana atrás

    APAC é ilusão. Meio de iludir a sociedade.

    10 6 Responder

  • Dedo na Ferida! | 8 meses, 1 semana atrás

    Como ressocializar quem nunca foi sociável? O sujeito foi parar na cadeia por ter um comportamento anti-social, quem mata pra se defender é absolvido sobre a prerrogativa da legítima defesa, quem vai pro presídio é em razão de aprontar mesmo. Eu acho é pouco, tem é que encher essas celas mesmo, quando se revoltarem e fizerem rebelião, é só a polícia e agentes atirarem com munição real, isso é o que eles merecem, mas seus semelhantes não acham, e pra piorar eles tem semelhantes em toda camada social, inclusive no âmbito das autoridades. Que cadeia não presta, todo mundo sabe, a solução é simples; é só essa cambada de bandido virar homem e não darem motivos para serem presos. Esses elementos estão reclamando de barriga cheia, pois aqui fora só tiraram da sociedade, não contribuíram com nada, estão lá as nossas custas, estão comendo e sendo assistidos melhor que o trabalhador assalariado, é só ver o que tem na marmita do trabalhador e como ele é atendido pelo SUS, o detento, além de ser um sangue-suga do dinheiro público, ainda passa na frente de todo mundo na fila dos hospitais. Tenha dó, vá reclamar daquilo que realmente é injusto e não do que é procurado com as próprias mãos. Cadeia não é hotel 5 estrelas, é reduto pra quem não quis seguir as regras éticas e morais de uma sociedade.

    17 4 Responder

  • Professor | 8 meses, 1 semana atrás

    Bandido bom é bandido morto tinha é que dar uma limpada aí.

    13 3 Responder

  • s246 | 8 meses, 1 semana atrás

    Criou se uma figura de "presos de bom comportamento" no Brasil, qual outro comportamento um preso que fora julgado e condenado na forma da lei poderia ter se não o de comportar se como preso... Tem inclusive essa tal associação de proteção aos condenados... só falta o judiciário emitir alvará de soltura porque o sistema esta super lotado e não receber mais presos no sistema por falta de vaga sob alegação de condições sub humanas. nesse caso quem será punido é a população que não cometera nenhum crime ter que conviver em constante ameças dessa gente que perdeu a condição de viver em civilidade.

    12 1 Responder

  • i......q...isso? | 8 meses, 1 semana atrás

    Desumano é: matar; roubar; estuprar; extorquir; etc... e não ficar preso em cadeias superlotadas. A população está superlotada tbm com essa bandidagem solta.

    16 3 Responder

carregar mais comentários