Pescadores insistem em pescar no Rio Paranaíba.

Na semana mundial da Água, muitas ações têm sido realizadas para preservação das nascentes, córregos e rios. Nessa terça-feira (22), foi oficialmente o Dia Mundial da Água, no entanto, em Patos de Minas, não há muito o que comemorar. Milhões de litros de esgoto continuam sendo lançados diariamente no Rio Paranaíba.

O Dia Mundial da Água foi instituído em 1992 pela ONU, que dedicou o dia 22 de março para discutir as questões relacionadas a esse precioso bem natural. A Terra é formada em sua maior parte por água, mas menos de 1% é potável e destinado ao consumo e mesmo assim os córregos, rios e represas estão sendo destruídos pela poluição.

Para ver o tamanho do dano, basta percorrer o Paranaíba que abastece toda a população patense. Vários interceptores margeiam o perímetro urbano de Patos de Minas para levar os milhões de litros de esgoto continuamente para as águas do rio. Os dejetos não só causam poluição às águas, mas também mau cheiro à vizinhança. Segundo dados da Copasa, Patos de Minas produz cerca de 24 milhões de litros de esgoto diariamente.

Com tanta poluição, especialistas alertam que os peixes do Paranaíba são impróprios para o consumo humano. No entanto, pescadores insistem na pesca. Durante a reportagem, flagramos um pescador de vara e anzol ao lado de um dos interceptores de esgoto retirando alguns exemplares do rio. Provavelmente, o sabor dos peixes não será dos mais agradáveis.

Ambientalistas sonham em ver o rio totalmente despoluído. E isso pode estar próximo de acontecer. De acordo com a Copasa, atualmente cerca de 30% do esgoto de Patos de Minas já está sendo tratado e a promessa é de que o restante comece a receber o serviço até o meio do ano. Todo o processo de tratamento de esgoto incluirá tratamento preliminar, reator anaeróbico, filtro biológico percolador, decantador secundário, desidratação do lodo mecanizada e as unidades elevatórias de esgoto nos pontos baixos da cidade.

Autor: Farley Rocha