O presépio é a representação do momento do nascimento de Jesus Cristo.

A tradição da montagem dos presépios na decoração de Natal é mantida à risca em algumas igrejas de Patos de Minas. Em algumas delas, as peças chamam a atenção. Na Igreja do Rosário, o presépio tem peças em tamanho real. Na Catedral de Santo, o tom de dourado deu um toque especial na decoração.

O presépio é a representação do momento do nascimento de Jesus Cristo. A manjedoura, os personagens bíblicos resgatam o verdadeiro sentido do Natal, que é a comemoração do aniversário de Jesus. O primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis em 1223. A idéia dele era explicar às pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus.

No século XVIII, a tradição de montar o presépio dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo. No Brasil, a tradição de montar presépios na decoração de Natal é mantida nos quatro cantos do país. Em Patos de Minas, as igrejas católicas reservam espaço para a montagem das peças.

Na Igreja do Rosário, o presépio em tamanho real chama atenção. As peças foram doadas pela comerciante Sandra Albuquerque. Ela disse que comprou as peças de cerâmica de um artesão da cidade de Tracunhaém em Pernambuco. Mais tarde, decidiu doar as peças para a Igreja do Rosário para que os católicos pudessem aproveitar.

Na Catedral de Santo Antônio, a beleza dos presépio também chama a atenção. As peças ganharam um tom dourado. O menino Jesus ainda não está na manjedoura. Ele será incluído no presépio nas celebrações de natal, no dia 24 de Dezembro.

Autor: Maurício Rocha