Dezenas de pessoas levantaram cedo para preparar os túmulos para a celebração de Finados.

No Dia de Todos os Santos e véspera do feriado de Finados, o Cemitério Municipal de Santa Cruz em Patos de Minas tem movimentação intensa. Dezenas de pessoas levantaram cedo para preparar os túmulos para a celebração do dia que é dedicado aos mortos. Segundo a direção do Cemitério, este ano, as pessoas também estão antecipando a visita.

A dona de casa Lindaura da Silva Amorim levantou cedo para preparar o túmulo da família. Enquanto lava e decora com flores brancas e coloridas, ela mata a saudade dos parentes. O ritual da limpeza dos túmulos é acompanhado por dezenas de pessoas nesta manhã no Cemitério Municipal.

O Cemitério de Santa Cruz, com seus jazidos esculpidos em diferentes formas e tamanhos, tem grande valor sentimental para a comunidade patense. São oito mil túmulos construídos ali e cerca de 37 mil pessoas sepultadas. Muitas delas receberam visitas neste dia de finados. A expectativa da direção do Cemitério é de um público de aproximadamente 8 mil pessoas.

A previsão de um número menor de visitantes é em decorrência do grande número de visitas antecipadas. Muita gente está aproveitando para ir ao Cemitério antes do Dia de Finados para evitar a grande aglomeração de pessoas. Ontem e hoje, a movimentação foi intensa.

Nesta quarta-feira (02), o Cemitério estará aberto para visitação a partir das 6h da manhã e permanecerá aberto até as 18h. A Igreja Católica programou três missas,  sendo uma 7h outra às 9h e a última às 16h.

Autor: Maurício Rocha