Aeroporto Municipal de Patos de Minas.

O Aeroporto Municipal de Patos de Minas já passou por vários processos de modernização nas últimas administrações e mesmo assim continua com não conformidades junto à Agência Nacional de Aviação Civil-ANAC. Inclusive o município foi multado e teve que arcar com os valores. No entanto, grande parte dessas situações já foi sanada e o trabalho agora é para deixá-lo apto a receber voos comerciais.

O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura e conversou com Fábio Mata, funcionário do Aeroporto Municipal. Ele confirmou que a ANAC aplicou multas ao município por causa das não conformidades no aeródromo, sendo que algumas foram canceladas e outras quitadas. Uma delas foi aplicada em 2012 devido a modificações no aeroporto sem autorização da ANAC. “Não sei o valor delas”, disse.

No entanto, o Patos Hoje teve acesso ao valor desta multa de 2012 que chega a R$160 mil. Fábio informou que várias outras situações foram sanadas como o corte de uma moita de eucaliptos e de 70 árvores de angico nas imediações do aeroporto. “Isso foi exigência do CINDACTA. Tudo foi feito com autorização dos órgãos ambientais”, salientou. O Patos Hoje teve informação de que as multas que não foram canceladas já foram pagas.

Fábio informou que 90% das não conformidades já foram sanadas, restando para regularizar a mudança do para-raio e caixa d’água que estão violando o espaço aéreo conforme determinação da ANAC. Além disso, é preciso aumentar a cerca do aeroporto, instalar concertina em parte do cercamento do aeroporto, instalar circuito interno de TV, colocar películas nos vidros do canal de inspeção e algumas outras situações.

Com a regularização, Fábio explicou que o aeroporto passará da classificação AP1 para Bravo, o que o deixará em condições de operar voos comerciais. “Para voos particulares e executivos, o aeródromo está apto. Como são pequenas não conformidades, acreditamos que em 6 meses tudo estará regularizado. Inclusive, já estamos negociando com empresas que possuem intenção de operar voos comerciais em Patos de Minas”, afirmou.