O Ecoponto existia no bairro Planalto.

Patos de Minas está sem lugar para destinar os pneus velhos que são descartados na cidade. A empresa que vinha fazendo o serviço há cerca de dois anos anunciou que não vai mais fazer a coleta. O motivo da desistência de continuar recebendo os pneus inservíveis, segundo representante da empresa, é o não cumprimento do acordo por parte da Prefeitura.

A parceria foi firmada em 2016, depois que o município foi denunciado pelo Ministério Público por irregularidades na coleta de pneus velhos no Ecoponto que existia no bairro Planalto. A Prefeitura prometeu doar um terreno de 3 mil metros quadrados  para a construção de um galpão para que a empresa Lauret Pneus fizesse a coleta do material.

A doação do terreno foi aprovada na Câmara Municipal, mas a empresa ainda não teve acesso ao imóvel. O empresário Valetim Lauret disse que vem tentando resolver o problema há meses, mas que não consegue uma resposta por parte da Prefeitura. Diante disso, o empresário decidiu interromper a coleta de pneus.

Na manhã desta segunda-feira (09), duas pessoas que foram até a sede da empresa levar pneus velhos tiveram que voltar com a carga. O problema pode sobrar para o meio ambiente. Com uma frota de mais de 100 mil veículos, Patos de Minas descarta cerca de 4 mil pneus velhos por mês. Sem ter uma destinação adequada, esses pneus podem causar sérios problemas ambientais.

Valentim explicou que o terreno doado pelo município ainda não está liberado para a construção e além disso não poderá ser utilizado como Ecoponto, uma vez que está localizado em uma área residencial. Ele disse que espera uma solução por parte da Prefeitura e que, enquanto isso não acontece, não receberá mais os pneus do município.