Máquinas e homens trabalham para fazer a limpeza.

O "lixão" que se formou no bairro Barreiro em Patos de Minas está com os dias contados. Causa de muito transtorno para a vizinhança do local, o espaço havia sido tomado por lixo das mais variadas naturezas: restos de podas de árvores, de construção, de comida, animais mortos, móveis e materiais inservíveis. Por diversas vezes o Patos Hoje mostrou o drama vivido pelos moradores do Residencial Barreiro com os transtornos causados pelo lixão acumulado no terreno da prefeitura. Leia mais!

O local está tomado pelo material jogado irregularmente. Como não havia área licenciada para receber restos de construção, as chamadas voçorocas, esses restos foram se acumulando, porém, sem a conscientização da população, outros itens foram sendo jogados.

Com um esforço da nova Gestão Municipal, foi conseguida, no fim da semana passada, a regularização, com as devidas licenças ambientais, de uma área para receber parte dos materiais que se acumularam no local, porém, devido à diversidade do lixo existente, será preciso fazer uma separação minuciosa para a destinação correta.

O lixo orgânico e doméstico será encaminhado ao aterro sanitário. Já os restos de podas de árvores e móveis com matéria, como os sofás e armários, serão incinerados. O material de construção deverá ser encaminhado à voçoroca licenciada.

Os trabalhos começaram, nessa quarta-feira (28), no “lixão” do Barreiro e devem durar alguns dias, já que exige o emprego de máquinas e de mão de obra para fazer a seleção dos materiais.

Segundo o secretário Municipal de Obras Públicas, Rogério Vieira Borges, depois da retirada, o local será todo cercado para que se possa coibir o depósito de lixo. “Também contamos com a ajuda da população para não jogar lixo no local novamente e que possa denunciar quem realizar a prática, para que possamos encaminhar o caso para as autoridades competentes em punir crimes ambientais”, ressaltou o secretário.

Com a legalização da voçoroca, outros "lixões" e locais que acumulam materiais de construção também passarão por limpeza.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas