349669 2216 Ok
Publicado em 29/06/2017 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Prefeitura Municipal anuncia o fechamento da Farmácia Popular a partir do dia 30 de junho

A unidade instalada na Praça Desembargador Frederico ficará aberta somente até o dia 30 de junho.

A unidade instalada na Praça Desembargador Frederico ficará aberta somente até o dia 30 de junho.

Em ofício encaminhado à imprensa, a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou nessa quarta-feira (28), o fechamento da Farmácia Popular existente na cidade. A unidade instalada na Praça Desembargador Frederico ficará aberta somente até o dia 30 de junho.

Segundo o ofício, o encerramento das atividades é de decisão única e exclusiva do Ministério da Saúde. O órgão confirma que irá fechar todas as 400 unidades da Farmácia Popular existentes no país até o final de julho. A nota da Prefeitura recomenda que os pacientes recorram ao Programa “Aqui tem Farmácia Popular” que funciona em parceria com farmácias particulares.

A portaria do Ministério da Saúde que determinou o fechamento da Farmácia Popular esclarece, no entanto, que os municípios devem disponibilizar os medicamentos para a população. Para que isso aconteça, o Governo Federal anunciou que vai aumentar o valor do repasse de R$ 5,10 por habitante mês para R$ 5,58 por habitante mês para a compra de medicamento.

A decisão do Governo Federal de repassar para Estados e Municípios a responsabilidade pela distribuição dos medicamentos é por que os fármacos antes disponíveis na Farmácia Popular são destinados à doenças mais prevalentes e prioritárias da Atenção Básica de Saúde e são adquiridos com contrapartida financeira estadual e municipal.

A notícia do fechamento da  unidade de Patos de Minas gerou descontentamento nesta manhã. Pacientes atendidos no local afirmam que a Farmácia Popular dispõe de uma lista maior de medicamentos. A informação é de que são 125 tipos de remédios, enquanto a rede “Aqui tem Farmácia Popular” indicada pelo ofício da Prefeitura dispõe de apenas 25 tipos de medicamentos comercializados com preços subsidiados.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura e aguarda uma explicação sobre o caso. Este ano, os pacientes carentes de Patos de Minas já tinham perdido a unidade da Farmacinha Municipal que funcionava no Centro Clínico e que foi fechada pela Administração Municipal. Leia mais!

Autor: Maurício Rocha

Giraffas
Autor: Maurício Rocha Postado em 29/06/2017
Compartilhe:

42 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Gisele Fran | 2 meses, 3 semanas atrás

    Vai fechar só as que tem sede própria no caso a da praça, as que funcionam em farmácias vão continuar normalmente, pior é vc chegar na nossa farmácia municipal e não ter medicamentos muitos de uso contínuo não tem no estoque da farmacinha

    1 0 Responder

  • João Pensador | 2 meses, 3 semanas atrás

    Culpa do Temer?! Reconheço o quanto ele é corrupto. Já dizia meu sábio pai há mais de 12 anos: Agora que o PT entrou no poder, tentarão nunca mais sair, pois eleger um líder sindical baderneiro que só agride a classe de quem leva o Brasil adiante, é retrocesso!!! E VIVA O PT, viva a ignorância, viva a classe dominante --- classe baixa, média e alta em ignorância...

    4 5 Responder

    maria - 2 meses, 3 semanas atrás

    Pensador, você? Só tem titica de galinha nesse seu pequeno cérebro.

    6 2

  • Demóstenes | 2 meses, 3 semanas atrás

    Prefeitura Municipal de Patos de Minas: CABIDÃO DE EMPREGOS DOS CORONÉIS. ONTEM, HOJE E SEMPRE.

    16 1 Responder

  • Cadê o concurso para a Procuradoria Municipal? | 2 meses, 3 semanas atrás

    Esse prefeito é um coitado em termos de administração. Não sabe nem a hora que está com fome. Fraco demais. E ainda tem aquele vice-prefeito que passa 24h no facebook tentando iludir o povo. Deus me livre, dessa dupla. Isso aí deve ser castigo, macumba etc. Patos de Minas merece políticos de melhor nível e mais preparados. É preciso que a população nunca mais vote nessa turma. Eles só pensam neles. Esse prefeito é vaquinha de presépio. Ele é igual bananeira, vai pro lado que o vento toca. É muito fraco e ainda mal assessorado. A prefeitura de Patos de Minas hoje está a serviço dos coronéis que encheu lá de apadrinhados.

    15 2 Responder

    Gente - 2 meses, 3 semanas atrás

    E existe político de "nível"? Existe uma opção menos ruim para votar? Você ainda tá nessa q votando melhora alguma coisa? Tem que mudar a forma em as decisões são tomadas no nosso país. Se vamos as urnas votar, porque não vamos as urnas votar pra decidir/aprovar uma lei? Nós é que deveríamos votar pra decidir se aumentava ou não o salário de deputados, senadores isto é se fosse eles que trabalhassem para nós!

    3 0

  • A CULPA É DO TEMER | 2 meses, 3 semanas atrás

    É SÓ O COMEÇO DO GOVERNO DO TEMER. ISSO ÁI JÁ É REFLEXO DO CONGELAMENTO DOS GASTOS PUBLICOS POR 20 ANOS. VAI PIORAR BASTANTE COM FIM DAS LEIS TRABALHISTAS E COM O FIM DAS APOSENTADORIAS. A CULPA É DO TEMER!

    26 5 Responder

  • Para saber!!!! | 2 meses, 3 semanas atrás

    A Farmácia que está sendo fechada é a Farmácia Popular, segundo determinação do Governo Federal e não a Farmácia Municipal, que são localizadas na mesma praça. Fiquem atentos...

    15 2 Responder

    ooooo - 2 meses, 3 semanas atrás

    Estamos carentes de governantes ,apertem os cintos que vamos cair,tmb podemos comparar com um cancer e teremos que passar por quimiioterapias pra.quem sabe sairmos do quadro adverso que assombra nos,pode preparar gente que daqui pra frente so Deus,corrupçao e igual um cancer ,tira o tumor e ele vai se alastrando ate ter consequencias mais graves ate morrer

    3 0

  • JOSÉ CALIMÉRIO 2 meses, 3 semanas atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    BRUNO - 2 meses, 3 semanas atrás

    É RICO ACOMPANHADO DE BESTA, TOLO, SEM NOÇÃO, IDIOTA, SEM EDUCAÇÃO....CONTINUE SENDO RICO PORTANTO ACOMPANHADO DE COISAS POSITIVAS ...BJOS DE LUZ

    1 1

  • Zé lucas | 2 meses, 3 semanas atrás

    Ze .... Ele prometeu na campanha politica se ganhasse pra prefeito todos receberiam os remédios de graça em sua casas. Agora Zé do olho grande?? Promessa e dívida

    19 3 Responder

  • dr Afonso | 2 meses, 3 semanas atrás

    Não sou a favor da administração atual . Mas foi ordem do governo Federal o fechamento destas farmácias . Não é culpa da prefeitura e sim do rombo que o PT fez em seus 13 anos de governo .

    13 12 Responder

    Pedro eustaquio - 2 meses, 3 semanas atrás

    Mas ze eustaquio prometeu remédio em casa então agora tem que honrar a promessa que o elegeu. Votei nele por este motivo.

    13 9

    Brogodó - 2 meses, 3 semanas atrás

    A sim, rombo do PT... A PEC dos gastos foi invenção do atual governo apoiado pelos patólotras que culpam o único governo com visão popular que já se teve no país. Agora pobre volta a ser cada vez mais pobre e sem direito. A culpa é daqueles que apoiaram o golpe, apenas por que perderam nas urnas. E tem gente que ainda acredita que a culpa é do PT, faz me rir este povinho manipulado.

    16 11

  • Luíza | 2 meses, 3 semanas atrás

    Parabéns. Agora passa o end do Senhor Prefeito, para que possamos levar a receita na resistência dele. Vaiii te dó.

    11 9 Responder

    Uai - 2 meses, 3 semanas atrás

    Meu Deus, leia a reportagem, o Governo Federal que está fechando TODAS as farmácias populares. Não é o Prefeito não.

    12 10

    Eu - 2 meses, 3 semanas atrás

    Parei no "resistência" kkkkkkkkkkkkkkkkk

    0 0

carregar mais comentários