Prefeitura mantém comércio aberto enquanto tenta convencer Estado a evoluir da Onda Verde

Autoridades do município decidiram manter as atividades funcionando enquanto tentam convencer o Governo do Estado.

publicado em 31/07/2020, por Maurício Rocha


Presidente do Comitê Municipal de enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano e o Secretário municipal de saúde Carlos Resende  em reunião por videoconferência.

A decisão do Comitê Estadual da Covid-19 de regredir a região Noroeste de Saúde, da qual Patos de Minas faz parte, da Onda Branca para a Onda Verde, não foi bem recebida na cidade. Autoridades do município decidiram manter as atividades funcionando enquanto tentam convencer o Governo do Estado de que a regressão foi equivocada e que a região já tem condições de fazer novas concessões para o setor econômico.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Na manhã desta sexta-feira (31), o secretário municipal de saúde Carlos Resende e o presidente do Comitê Municipal de enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano, participaram de uma reunião por videoconferência com representantes do Comitê Estadual e de outros municípios da região. Célio Adriano explicou que não há uma explicação lógica para a decisão do Estado de regredir a região para a Onda Verde, enquanto as duas regionais de saúde do Triângulo, a de Uberlândia e a de Uberaba, permanecem na Onda Branca.

Durante a videoconferência, o representante do Comitê Estadual explicou que a região Noroeste de Saúde apresentou Fator de Transmissão da Covid-19, o chamado RT, de 1.14. Este número está acima da média do Estado, que ficou entre 0,98 a 1.05. Para o secretário municipal de saúde, Carlos Resende, é preciso levar em conta também que a estrutura de saúde em toda a região foi ampliada e as ocupações de leitos, tanto clínicos como de UTIs, permanecem estáveis.

O prefeito José Eustáquio informou que vai tentar convencer o Estado a manter a economia aberta como está, pelo menos até a entrada em vigor do novo Plano Minas Consciente, que acontece em 06 de agosto. O novo Plano provocou uma inversão nas cores e reduziu de quatro para três o número de ondas. Se entrasse em vigor hoje, a região de Patos de Minas estaria na “Onda Vermelha” que permite funcionamento apenas dos serviços essenciais.

Ondas do novo Plano Minas Consciente

As novas ondas do plano serão divididas da seguinte forma:

Onda 1 - Vermelha – Serviços essenciais

Exemplos: supermercados, padarias, farmácias, bancos, depósitos de material de construção, fábricas e indústrias, lojas de artigos de perfumaria e cosméticos, hotéis

Onda 2 – Amarela – Serviços não essenciais

Exemplos: lojas de artigos esportivos, eletrônicos, floriculturas, autoescolas, livrarias, papelarias, salões de beleza

Onda 3 – Verde – Serviços não essenciais com alto risco de contágio

Exemplos: academias, teatros, cinemas, clubes

Atividade especial

Escolas (seguirão regras específicas)

Protocolo

Além da mudança na divisão das ondas, o novo plano trará um protocolo único de higiene e distanciamento, a ser cumprido por todas as empresas. As definições específicas, como regras a serem seguidas em refeitórios ou alojamentos, serão destrinchadas em parágrafos.

Imagens atualizado em 31/07/2020 • 4 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 31/07/2020
Compartilhe:

11 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Fantasma da Terceriza | 1 semana, 3 dias atrás

    Patos sendo Patos. Tudo desorganizado e sem gente preparada para conduzir o problema.

    0 0 Responder

  • PORTA ABERTA | 1 semana, 5 dias atrás

    O PIOR DE TUDO É AS BOCA DE FUMO! BIQUEIRA, ISSO ELES NÃO FECHA , AQUI NO PISOLSATO TEM BIQUEIRA QUE NEGO TAVA LA FAZENDO EXAMES, NO QUBEC TAMBÉM TEM BICHO CONTAMINADO E VENDENDO DROGAS.

    3 3 Responder

  • Cabeleireira | 1 semana, 5 dias atrás

    Queria saber quando diz que salão de beleza e barbearia não e essencial se todos precisa de higiene nosso aluguel quem vai pagar e os fornecedores

    25 3 Responder

    Só rindo! - 1 semana, 5 dias atrás

    Minha filha não e quando vai abrir! o certo e quando as pessoas com juízo terão coragem pra ir, que adianta vc abrir e ninguém ter dinheiro ou coragem pra ir?

    2 10

  • JM | 1 semana, 5 dias atrás

    Essa teimosia , essa mania de Patos em descumprir tudo so tras atrasos pra cidade. Se todos respeitassem,cumprissem o que se pede tanto autoridades e povo , nos ja estariamos com quase tudo aberto, trabalando e respeitando as medidas. EVOLUI PATOS.

    45 19 Responder

  • Vamos conviver com o vírus. | 1 semana, 5 dias atrás

    Abre tudo gente. Aglomerações estão ocorrendo somente em bancos e em supermercados. Deixem de hipocrisia, deixem o povo trabalhar. Vai ficar nesse abre e fecha do comércio até quando? Até 2050?

    61 14 Responder

  • Daniel | 1 semana, 5 dias atrás

    Quem sabe da realidade do município é o próprio município. Patos de Minas está sob controle. Até quando essa novela vai continuar? O povo tem que trabalhar. Ampliem o horário de atendimento ao público, para diminuir as aglomerações.

    51 14 Responder

  • ZEMAGENOCIDA | 1 semana, 5 dias atrás

    Quero que os velhos se vão. Pode abrir tudo. Vamos voltar escolas. Alguns vão morrer. E daí? Não sou coveiro, como meu mito também não é. Vai BELGICA!!!!!!

    7 91 Responder

    Raquel - 1 semana, 5 dias atrás

    Morre você. Ridículo

    9 0

    Verdade - 1 semana, 5 dias atrás

    No Brasil e principalmente em patos a maioria das mortes não são idosos . Procura saber ...

    1 3

  • Silbra | 1 semana, 5 dias atrás

    Enquanto isso as lojas de roupas fica fechada digo fechadaaaa para sempre porque não vamos dá conta de pagar aluguel água luz e outros serviços da empresa, se ela está fechada e vai continuar, pergunto como vamos alimentar nossos filhos? que e o básico e necessário, patos vai chegar a um nível de desemprego tão grande que muitos vão se desesperar a ponto de suicídio, roubos estão tirando a nossa dignidade, abre tudo coloca regras e fiscais para funcionar de verdade.

    74 6 Responder