A solenidade aconteceu no auditório do Curso de Medicina do UNIPAM e contou com professores, alunos e autoridades.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas lançou nessa quarta-feira (16) os Programas “Acessuas Trabalho” e o Projeto “Mulheres Empoderadas, Mulheres Vencedoras”. A solenidade aconteceu no auditório do Curso de Medicina do UNIPAM e contou com professores, alunos e autoridades. A intenção é auxiliar as pessoas a conquistarem um emprego e também as mulheres que vivem em condições de violência.

Antes da abertura, os alunos de violoncelo do Conservatório Municipal de Patos de Minas apresentaram 4 canções. As interpretações arrancaram aplausos dos presentes. O Secretário de Desenvolvimento Social, Eurípedes Donizet, e a Diretora Regional da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social- SEDESE, Carolina Rego, ressaltaram a importância das políticas públicas para se garantir a cidadania.

O Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves destacou a quantidade de atividades que vêm acontecendo na cidade nos últimos dias e ressaltou a importância do Acessuas que é um Programa do Governo Federal que busca treinar pessoas para a conquista do trabalho. Ele também falou sobre o Mulheres Empoderadas que foi um projeto disponibilizado após uma concorrência na CODEMIG.

O Acessuas é um Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho. A intenção é promover o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social ao emprego. A prioridade é atender pessoas de 14 a 59 anos. Várias ações serão promovidas dentro do Programa. As pessoas que desejam participar podem procurar um dos 4 CRAS existentes em Patos de Minas ou a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Já o Projeto Mulheres Empoderadas é oferecido pelo Centro de Referência da Mulher. Um curso/workshop de cabeleireiro será disponibilizado para mulheres que vivem em alguma situação de violência doméstica. A verba vem da CODEMIG. Com o curso, as mulheres poderão conseguir a independência financeira e deixar a vulnerabilidade. Após as apresentações, palestrantes falaram dobre o mundo do trabalho atual e deram dicas de como conquistar um emprego.