O local servia de abrigo para migrantes e moradores de rua.

A Casa da Promoção Humana está encerrando suas atividades em Patos de Minas. O local que servia de abrigo para migrantes e moradores de rua foi fechado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e vai dar lugar a “Casa de Passagem” criada através de Lei Municipal publicada nesta quarta-feira (20) no Diário Oficial do Município.

A Casa de Promoção Humana funcionava em imóvel do município na rua Vereador João Pacheco, mas era mantida por voluntários. Pessoas que chegavam à cidade e não tinham lugar para ficar eram encaminhadas para lá. Mesmo enfrentando inúmeros problemas, o abrigo funcionou durante anos, até que a Prefeitura e outros órgãos decidiram que o melhor era substituir a Casa de Promoção Humana pela Casa de Passagem.

A Casa de Passagem oferecerá acolhimento e atendimento, com suporte emergencial e transitório, por período determinado, a homens e/ou famílias usuárias da Assistência Social, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, em situação de rua, desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.

A Casa de Passagem oferecerá o acolhimento de pessoas no período noturno das 19h às 7h, com capacidade máxima de 20 (vinte) usuários por pernoite, inclusive em feriados e em finais de semanas, disponibilizando alimentação, banho, pouso, vestuário e local para lavagem de roupas e guarda de pertences.  A casa será mantida pela Prefeitura e administrada por entidade terceirizada, que deverá ser contratada por licitação.

Segundo o secretário municipal de desenvolvimento social, Eurípedes Donizete, a Casa da Promoção foi desativada e vai passar por reforma para abrigar a Casa de Passagem. As pessoas que ainda estão na casa serão levadas para outros lugares.