A Secretaria Municipal de Agricultura iniciou a distribuição gratuita de 150 mil mudas de eucalipto.
Produtores rurais que possui propriedade no município de Patos de Minas e quiserem implementar a renda com o plantio de eucaliptos devem se apressar. A Secretaria Municipal de Agricultura, através da diretoria de meio ambiente, iniciou a distribuição gratuita de 150 mil mudas de eucalipto. Espécies frutíferas também estão sendo liberadas.

A distribuição de eucaliptos é feita através do Programa Produtor Florestal. A iniciativa tem o objetivo de promover o reflorestamento de áreas e principalmente de oferecer alternativas para que os produtores não cortem espécies nativas. Cada produtor pode pegar até mil mudas de eucalipto.

Para ter acesso às mudas, o produtor deve se dirigir até a Secretaria Municipal de Agricultura, na Cidade Administrativa, levando a inscrição de produtor rural e documentos que comprovem que sua propriedade está localizada no município de Patos de Minas. O produtor Vicente Caixeta já pegou suas mudas. Ele vai usar o eucalipto para proteger a propriedade do vento.

As mudas de eucalipto são produzidas pelo IEF em parceria com a Prefeitura e distribuídas gratuitamente para os produtores. De acordo com César Caixeta, no entanto, os produtores interessados nas mudas devem se apressar para não correrem o risco de perder o benefício.

A Prefeitura também está distribuindo mudas de árvores frutíferas. Nesse programa os moradores da cidade também podem solicitar mudas para plantar no quintal. Cada pessoa tem direito a 30 mudas de espécies diversas.

Autor: Maurício Rocha