Prefeitura Municipal de Patos de Minas.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas decidiu suspender 261 termos de compromisso assinados com estagiários da cidade e fez outros cortes devido à pandemia de coronavírus. Angustiados, sem ter a certeza da suspensão, estagiários entraram em contato com o Patos Hoje e cobraram que isso não ocorresse.

Uma estagiária que preferiu não se identificar disse que trabalha em sala de aula auxiliando alunos com algum transtorno ou dificuldade. Ela ressaltou que não ganha muito, mas este salário ajuda bastante, pois usa para pagar a faculdade. “Inclusive tenho colegas que deixou seus empregos para trabalhar como estagiários da Prefeitura para aprender na prática da sala de aula”, ressaltou.

Ela também destacou que vão precisar trancar a faculdade se a prefeitura cortar os salários. A estagiária informou que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial. No entanto, a Prefeitura Municipal já tomou a decisão. A suspensão de estagiários que trabalham em escolas CMIS já aconteceu desde o dia 11 de maio e um comunicado oficial está sendo providenciado.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, além das suspensões dos estagiários, a Prefeitura de Patos de Minas esclareceu que, “tendo em vista a atual crise de saúde pública e a suspensão de aulas presenciais por tempo indeterminado em todo o estado de Minas Gerais, foram tomadas, até o momento, as seguintes medidas em relação ao quadro de pessoal da rede municipal de ensino de Patos de Minas: não renovação de contratos encerrados nesse período; rescisão de contratos de profissionais que atuavam nos programas de tempo integral (Programa AABB Comunidade e PROETI – E.M. Prof. Aristides Memória), devido à impossibilidade de continuidade desses programas; exclusão temporária da gratificação rural, paga aos profissionais que se deslocavam diariamente para exercício em área rural do município; e exclusão (de 01 a 10/05) de auxílio transporte de estagiários, sem deslocamento nesse período”.

O comunicado ainda ressaltou que todas as decisões relativas aos contratos, neste momento, são exaustivamente analisadas e deliberadas pelo Executivo municipal, tendo em vista informações da Secretaria de Finanças, Secretaria de Administração e Procuradoria. Embora a situação seja delicada também para o Governo municipal, cuja arrecadação tem sido afetada pela atual conjuntura, não há previsão para novos cortes no momento.