Prefeitura de Patos de Minas pretende trocar 100% da iluminação pública da cidade

A elaboração do projeto será assessorada pela Caixa Econômica Federal (CEF).

publicado em 16/01/2020,


A reunião aconteceu na última quarta-feira (08).

Na última quarta-feira (08), a Prefeitura de Patos de Minas participou de reunião para discutir o projeto de iluminação pública do município a ser desenvolvido com recursos do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP). No gabinete do prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, estavam presentes servidores municipais e representantes da Caixa Econômica Federal e do Governo federal.

Patos de Minas foi selecionada no chamamento público feito pelo FEP e assinou com a CEF, em 24/09/2019, contrato de assessoramento para a realização dos estudos técnicos de engenharia, ambientais e modelagens econômico-financeira e jurídica, necessários à modernização da iluminação pública no município. A medida beneficiará mais de 140 mil moradores.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

A política de fomento do referido fundo federal é coordenada pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil e conta com apoio e parceria do Ministério do Desenvolvimento Regional (órgão setorial responsável pela temática urbana), da Confederação Nacional dos Municípios e da Frente Nacional dos Prefeitos.

A Caixa Econômica é a gestora do FEP e dará amplo apoio técnico aos servidores de Patos de Minas, desde a análise dos estudos e estruturação do projeto até a preparação para a licitação que viabilizará a modernização do parque de iluminação pública do município. Esse projeto será realizado por meio de parceria público-privada (PPP).

A estruturação dessa PPP prevê a modernização de mais de 22 mil pontos de iluminação pública na cidade, com possibilidade de redução de pelo menos 50% no consumo de energia e redução da emissão de gases de efeito estufa. A parceria proporcionará, ainda, aumento da segurança pública, com expectativa de reduzir índices de criminalidade nas regiões beneficiadas.

Essa iniciativa da administração pública tem como objetivo principal o uso eficiente dos recursos arrecadados com a contribuição de custeio da iluminação pública, visando à economia, otimização e eficiência luminotécnica. Dessa forma, busca-se proporcionar um serviço de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento do município e melhorando a qualidade de vida da população.

Postado em 16/01/2020
Compartilhe:

26 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • MORADOR AV BRASIL | 6 meses, 2 semanas atrás

    Minha taxa de Iluminação publica aumentou esse mês em 50% Gostaria de saber pq??

    0 0 Responder

  • Geraldo | 7 meses atrás

    Nós Patenses,que adoramos esta cidade, temos de esclarecer a verdade.. Nosso Prefeito (não tenho relacionamento de amizade nenhuma com ele, votei como prefeito por achar que seria a melhor opção), e agora acredito que depois da tempestade, do início de sua gestão, pois somente sobrou problemas, e faltou muito dinheiro, e muito, pela péssima e desastrosa administração anterior, o JOSÉ EUSTAQUIO, TEM TUDO PARA SER O MELHOR PREFEITO DE TODOS OS TEMPO, .E VAI SER. SERIO TRABALHADOR E SEM COMPROMISSOS COM A VELHA POLITICA, ELE VAI ACABAR SUA GESTÃO COMO O MELHOR PREFEITO DE TODOS OS TEMPOS, MESMO CONTRARIANDO A MALFADADA TURMINHA DE PUXA DOS VELHOS POLITICOS DA CIDADE.

    1 6 Responder

  • Fictício | 7 meses atrás

    Não trocam nem as lâmpadas queimadas da rua. Ano eleitoral é punk...

    2 0 Responder

    Pierre Grayeviska - 7 meses atrás

    É companheiro, o trem tá tão feio que até o ar condicionado está despencando....

    0 0

  • Cesio | 7 meses atrás

    Até 2040 ainda vai faltar uns 40 por cento

    2 0 Responder

  • Politico | 7 meses atrás

    Faremos a entrega de várias obras para 2020, o que não foi feito nos últimos três anos é culpa dos governos municipais anteriores, do governador e do Presidente. Vamos melhorar Patos de Minas e teremos a melhor festa do milho dos últimos anos, estamos trabalhando duro e honrando o pagamento dos seus impostos. Vamos reduzir a cobrança da copasa, indústria de multas, taxa de iluminação, sem aumento passagem coletivo, inúmeros benefícios para a população, afinal o que recebemos é revestido para população, trabalhamos por amor e só recebemos porque a lei obriga.

    3 10 Responder

    Não reelejam nenhum vereador - 7 meses atrás

    sei o que não fez em três anos vai fazer agora sera por que .....esse ano tem eleições ta explicado os vagabundos dos vereadores agora quer mostrar serviço não mostrou antes agora não adianta mais

    0 0

    Defensores - 7 meses atrás

    Kkk,é pra rir ou pra chorar .vc é candidato a veareador ou prefeito? Só promessas , população nao tá boba mas nao!!

    2 0

    CASTRO ALVES - 7 meses atrás

    Tá com cara de ..., ou será que estou engando?...acho que não, na verdade estou sendo enganado.kkk

    0 0

  • Paulo | 7 meses atrás

    Vai tampar os buracos primeiro que dá mais certo....

    3 3 Responder

  • Kamerows | 7 meses atrás

    Gente esse ano tem eleição, sendo assim vamos enganar esses eleitores bestas, quando a gente for eleitos novamente, esquecemos tudo o que prometemos e por aí vai. Essa mensagem é uma conversa entre o prefeito José Eustáquio e do vice Paulo Mota, juntamente com a corja de vereadores corruptos de Patos de Minas. Abra o olho população, cadê a duplicação da Avenida Maraba? Não votem neste bando.

    15 1 Responder

  • TEM QUE TROCAR OS OS BRAÇOS DOS POSTES | 7 meses atrás

    TEM QUE TROCAR AS LÂMPADAS E NOS LUGARES ONDE OS "BRAÇOS" DOS POSTES SÃO CURTOS TEM QUE TROCAR TAMBÉM, SE NÃO VAO JOGAR DINHEIRO FORA. MUITOS BAIRROS ESTÃO PRATICAMENTE NO ESCURO POR ISSO.

    9 2 Responder

    Watchman - 7 meses atrás

    Isso realmente é um problema crônico. Provavelmente a modernização da iluminação envolve a substituição dos braços também, como vc bem colocou. Quanto à questão dos bairros, a maior parte da cidade conta com iluminação bastante defasada não apenas na questão dos braços. Em bairros como o Santa Terezinha, onde vivo, a maior parte da iluminação é com lâmpadas de vapor de mercúrio (aquela branca que não emite luz nenhuma), enquanto nos locais com iluminação "mais atualizada" (vapor de sódio) a população reclama que a lâmpada é amarela e feia. Infelizmente a solução acaba sendo trocar aos poucos para led, porque com os tais 22000 pontos listados acima é impossível a prefeitura ter cacife para arrumar tudo de uma vez. Se a população aceitasse a iluminação com vapor de sódio provavelmente seria mais fácil para resolver o problema dos bairros, mas até hoje não vi uma pessoa sequer falando que está disposta a trocar a "lâmpada branca" na porta de casa por uma "amarela"

    3 0

  • Sabio | 7 meses atrás

    Já que as luminárias de led consomem menos energia. Podem abaixar a taxa de iluminação publica. Fazer moral com nosso dinheiro é fácil. Com o bolso deles que é difícil.

    16 1 Responder

    Watchman - 7 meses atrás

    Consomem menos energia, mas ainda possuem um custo elevado para instalação e se for para atingir os níveis de iluminação adequados em toda a cidade a redução de consumo tende a ser menor que o ideal para permitir a redução da taxa

    0 1

  • aqui fora | 7 meses atrás

    Poderiam analisar a possibilidade de talvez fazer a fiação subterrânea, alem de ficar mais barato ao inves de ter q comprar milhares de postes para poderem sustentar fiacao, da uma outra cara para a cidade, a beleza estética urbana seria muito mais valorizada. aqui fora esta eh a forma mais utilizada

    12 0 Responder

    Renan - 7 meses atrás

    Vdd. A cidade tem de evoluir

    1 0

    Watchman - 7 meses atrás

    O custo para a construção de redes subterrâneas é muito superior ao das redes aéreas e, embora menos passíveis de falhas, caso ocorram falhas a manutenção é dificultada. Além disso, para a instalação de redes subterrâneas seria necessário "jogar fora" toda a rede do município e refazer do zero, sendo que as atuais funcionam muito bem. As alterações para sua utilização ainda passariam por passar toda a rede de telefonia e dados pelo piso, o que também teria custo adicional. Por fim, os postes seguiriam sendo necessários, justamente pela questão da iluminação pública. Por fim, para manter a iluminação com o padrão atual, teríamos de manter os postes nas mesmas alturas ou reduzir a altura e aumentar o número de postes, não alterando muito a questão estética. Imagina agora aumentar a iluminação para melhorar o que temos na cidade toda? Impraticável

    1 1

    Patureba penssador - 7 meses atrás

    E ainda evitava os acidentes, ia tem menos carros amassados kkkkkkkk!!!!

    0 0

    CASTRO ALVES - 7 meses atrás

    A tecnologia sempre melhorando a vida da humanidade, não se pode aceitar que a iluminação pública seja cobrada da população, pois já existe luminárias de LED alimentadas por energia solar, e o custo é mais barato que trocar as lâmpadas dos postes, na minha conta é simples, toda vez que for trocar uma lâmpada já coloca uma com energia solar, dentro de pouco tempo teremos toda a iluminação trocada.

    0 0

carregar mais comentários