A meta é comcluir a troca das lâmpadas ate o final de Maio.

A rua Major Gote, uma das principais vias da cidade, será a primeira a ser beneficiada com a troca das lâmpadas de iluminação pública de cor alaranjada, de vapor de sódio, pelas eficientes lâmpadas de LED. Devido ao seu baixo custo de uso e alta eficiência, as lâmpadas de LED estão se tornando o padrão de qualidade em iluminação pública.

De acordo com o engenheiro eletricista da Prefeitura de Patos de Minas, Arceu Campos, a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por opções mais eficientes é essencial. “A lâmpada de vapor de sódio é uma lâmpada com alta potência e baixa luminosidade, e a sua substituição por LED vai gerar uma grande economia aos cofres públicos”, afirmou o engenheiro eletricista.

Arceu Campos disse que o término das trocas das lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED vai depender da assinatura do contrato com a empreiteira. “Nossa meta é concluir a troca até no final de maio. A rua Major Gote será toda substituída, serão aproximadamente 200 pontos de substituição”, comentou.

Outros locais também receberão a nova tecnologia, segundo o engenheiro eletricista. “Estamos fazendo uma avaliação em quais avenidas as trocas irão gerar uma economia maior. Por enquanto são três vias que temos em mente, a Avenida Juscelino Kubitschek e a Avenida Getúlio Vargas, além da Major Gote, que já esta recebendo as trocas. Posteriormente faremos a avaliação de outras vias para avaliar a conveniência da substituição, se haverá economia significativa”, destaca Arceu Campos.

A empresa responsável pelas trocas é a RHEMO, a mesma responsável pelas manutenções de iluminação pública realizadas no município. A verba utilizada advém do Custeio da Iluminação Pública (CIP), que é a contribuição que todos os usuários da iluminação pública do município pagam na conta de energia.

Além das trocas, Arceu Campos conta que serão feitos estudos de eficientização de todo o parque luminoso da cidade de Patos de Minas. Com isso será possível avaliar quais os locais mais viáveis para se fazer ou a substituição por LED, ou a instalação das lâmpadas de vapor de sódio, sempre visando à economia de energia.

Como o objetivo de concluir a substituição até o fim do mês de maio, Arceu Campos explica que ao longo dos próximos dias, serão trocadas 10 luminárias diariamente, e à noite será feito o teste para a qualificação do serviço.

O Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, explica que esse serviço é produto de um projeto de eficiência energética municipal, um planejamento de eficientização da iluminação pública. “Com o tempo, a Prefeitura fará a substituição das lâmpadas antigas pela iluminação em LED, que é a tendência atual por ser mais eficiente. Estamos adequando a nossa cidade à essa realidade”, afirma José Eustáquio Rodrigues Alves. As obras de melhoria na iluminação pública são um grande benefício à população. “O índice de reprodução de cor da luminária de LED é muito maior do à luminária de vapor de sódio”, disse o Prefeito.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas