349669 2216 Ok
Caiçaras - Full Banner
Publicado em 09/11/2017 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Prefeitura corta despesas e lavadeiras comunitárias podem ser despejadas após 31 anos

A lavanderia comunitária do bairro Lagoinha foi criada há 31 anos para gerar emprego e renda para a população.

Reportagem atualizada às 16h39 desta quinta-feira (09)

A Prefeitura de Patos de Minas decidiu cortar gastos justamente com as pessoas que mais dependem de apoio do poder público. As lavadeiras que trabalham nas lavanderias comunitárias da cidade foram comunicadas pela Administração Municipal que vão ter que arcar com todas as despesas, criar uma associação e ainda poderão ter que desocupar o imóvel.

A lavanderia comunitária do bairro Lagoinha foi criada há 31 anos para gerar emprego e renda para a população. Na época, a Prefeitura disponibilizou o espaço, parte dos equipamentos e decidiu arcar com as despesas de água e luz para garantir o funcionamento do projeto. Atualmente 13 famílias sobrevivem do trabalho na lavanderia.

A dona Luzia Oliveira é uma das lavadeiras mais antigas. Ela trabalha na unidade há 27 anos e retira daqui todo o sustento da casa. Assim como ela, a maioria das lavadeiras e passadeiras trabalha na lavanderia há mais de 20 anos. Acostumadas com o trabalho e já em idade avançada, muitas não tem outra opção no mercado de trabalho.

As mulheres estão dispostas a dar a contrapartida para manter a Lavanderia, mas temem não poder cumprir o prazo estabelecido pela Prefeitura. Segunda elas, 05 de Dezembro foi a data limite informada pelo Secretário de Administração para que elas passem a arcar com as despesas de água e luz, que somadas chegam a R$ 4.805,44.

Nesse prazo, elas também deverão montar uma associação para manter a lavanderia e a Prefeitura ainda vai definir se será possível continuar cedendo a estrutura que pertence ao poder público.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal informou que, de acordo com o Secretário de Administração José Martins Coelho, “os serviços da lavanderia não foram cancelados. Foi agendada uma reunião para a próxima semana com as representantes das lavadeiras para a regularização e criação da Associação, que irá assumir a manutenção da lavanderia, enquanto a prefeitura irá manter o apoio com o fornecimento sem ônus do local e dos equipamentos”. 

Imagens atualizado em 09/11/2017 • 22 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 09/11/2017
Compartilhe:

158 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • xebeck | 1 mês atrás

    Bem se vcs. estão indignados com este corte, tão pequeno para a prefeitura e tão importante para famílias que trabalham, então sabem o que fazer nas próximas eleições com este prefeito e seus partidários. Beia, Elmiro e José Eustáquio, fora das urnas. Ou algum deles vai se manifestar? :rage:

    2 1 Responder

  • Maria | 1 mês atrás

    Conheço quase todas lavadeiras e não são apenas 13 como sintam nas entrevistas são ao todos 27 mulheres prestes a ficarem seus trabalhos dignos e honestos ficam trabalhando de segunda a sábado 14 hrs 16 hrs por dia para ajudar no sustento de suas famílias........ E agora o sr José Estaquio vem com esse papo furado de que elas têm que pagar água e luz que se não vai cortar sem ao menos ter a dignidade de saber se elas estão preparadas pra isso isso é uma covardia no falando que ele esteve em todas as lavadeiras na sua política pedindo apoio na maior ulmildade e o pio falaram pra essas coitadas lavadeiras que elas podiam ficar tranquilas prq ele não iriam mexer nas lavanderia pelo contrário ele garantiu a elas ajuda que ajuda é essa seu prefeito exigindo que elas pagam água e luz essa não foi dia promessa para elas isso não foi dia consciência não claro que não não como fiz os comentários o dr está aí com deu rico salário tirado por nós e ainda tem gente que criticam elas que elas estão erradas que elas têm q pagar sim pra esse q criticam o certo é receber um belo salário pago por nós e sem trabalhar esses devem ser os certos pensam bem vcs w fica aí giriticando essas mulheres guerreiras e trabalhores é só lado de quem não faz nada e roubam nosso dinheiro tmb elas pelo menos trabalham e de verdade fica aqui registrado a minha revolta de prefeito.

    5 2 Responder

  • Janio Silva Silva | 1 mês atrás

    Inacreditável.... não vou nem comentar..um absurdo..... tirarem o sustento das famílias...

    6 0 Responder

  • Ademir Naila | 1 mês atrás

    Indignada......

    8 1 Responder

  • Elivani Rosa | 1 mês atrás

    É absurdo os prefeitos aqui de Patos são todos competentes, mas só para eles mesmos. para não falar coisas piores

    10 2 Responder

  • Cidy | 1 mês, 1 semana atrás

    kkkk ESSAS LAVADEIRAS ESTAO COM TEMPO HEIM... ESTAO FAZENDO PLANTAO NO SITE PATOS HOJE :smirk: VAO CAÇAR SERVIÇO!

    4 16 Responder

    Ze ostaque - 1 mês atrás

    Comentário sem sentido, sem noção desprezível e desnessesario, e muita falta do que fazer ou dizer em cidy.

    13 3

    p/Cidy - 1 mês atrás

    Cala ... Aposto que vc é uma das apadrinhadas políticas do Prefeito.

    3 4

  • Trovão | 1 mês, 1 semana atrás

    sr prefeito verbas para parentes pobres não e viável e as verbas para a urt mamore esas pode a verbas para a casa das meninas também foram cortadas mas para fazer festa na praça causar bagunça no centro pode e a política vergonhosa de patos de Minas .

    19 3 Responder

  • Desse jeito | 1 mês, 1 semana atrás

    Leio as indgnações da população e peço reflexão: O PREFEITO JOSÉ EUSTÁQUIO E SUA TRUPE ESTA APENAS SEGUINDO A CARTILHA DO QUE ATUALEMNTE ACONTECE NO BRASIL. QUEM TÁ RECLAMANDO AQUI NESSA SESSÃO TALVÉZ NÃO PERCEBEU O QUE VEM ACONTECENDO NO PAIS,, COM CORTES DOS DIREITOS TRABALHISTAS, ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO DA APOSENTADORIA; PERDA DE DIREITOS DAS MULHERES DE ABORTAR (MESMO EM CASO DE GRAVIDES ORIUNDA DE ESTUPROS).... ENTÃO, ESTÃO RECLAMANDO DO QUE? A MAIORIA DOS QUE ESTÃO AQUI ESBRAVEJANDO FIZERAM FILA PRA ELEGER A CHAPA FORMADA PELOS DOIS CORONEIS DO MUNICÍPIO QUE RESOLVERAM SE JUNTAR PARA MELHOR SAQUEAR O POVO DE PATOS DE MINAS... VÃO VENDO...VAI FICAR PIOR.

    16 2 Responder

  • Raquel Queiroz De Oliveira Oliveira Oliveira | 1 mês, 1 semana atrás

    Absurdo ! Tira lavanderia comunitária !

    14 1 Responder

  • PREFEITURA dando um exemplo de COVARDIA | 1 mês, 1 semana atrás

    Que covardia sem precedentes a Prefeitura está fazendo com essas lavadeiras. Dinheiro pra pagar EX-VEREADORES tem. Dinheiro pra pagar SECRETÁRIO DE TRÂNSITO tem. Basta ter um padrinho político na Prefeitura que tudo se resolve.

    15 2 Responder

    Secretário de Trânsito rindo à toa - 1 mês atrás

    Agora tem dinheiro pra me pagar. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    5 2

carregar mais comentários