A bióloga Kelly Andrade explicou como será a implantação da coleta seletiva na cidade.

Representantes da empresa Conserbrás, concessionária responsável pela coleta de lixo e administração do aterro sanitário de Patos de Minas, apresentaram na manhã desta quarta-feira (18) o projeto de implantação da coleta seletiva de lixo em Patos de Minas. Centenas de conteiners já foram adquiridos pela administração municipal para iniciar a separação dos resíduos.

A apresentação do projeto ocorreu no gabinete do prefeito José Eustáquio, com a presença de secretários e dos diretores da concessionária Conserbrás. A bióloga Kelly Andrade explicou como será a implantação da coleta seletiva na cidade. Segundo ela, inicialmente serão instalados um contêiner verde e outro marrom em cada ponto, um para a destinação do lixo seco e outro para a destinação do lixo molhado.

A Prefeitura adquiriu 300 conteiners que já estão na cidade. Eles serão colocados em pontos estratégicos da cidade que geram maior volume de resíduos, como o hipercentro, as áreas comerciais e equipamentos públicos. Os catadores de materiais recicláveis poderão continuar recolhendo de dentro dos conteiners os resíduos que podem ser reaproveitados.

A bióloga explicou que, apenas com a separação dos resíduos secos e molhados, a Prefeitura poderá reduzir, em pouco tempo, cerca de 40% do volume de lixo que chega ao Aterro Sanitária. Hoje, a população de Patos de Minas produz cerca de 120 toneladas de lixo por dia. O processo de reciclagem vai trazer grande economia nos gastos com coleta de lixo, além de proteger o meio ambiente e aumentar a vida útil do Aterro Sanitário.

Segundo o proprietário da Conserbrás, Walter Soares, a empresa já está preparada para iniciar o processo e a expectativa é de que os conteiners sejam disponibilizados para a população até o final deste mês. O prefeito José Eustáquio justificou que a pandemia atrasou o processo de implantação da coleta seletiva, mas afirmou que agora o projeto está pronto para começar a funcionar.  Campanhas educativas deverão ser realizadas para conscientizar a população.