Prefeitura compra conteiners e inicia processo de coleta seletiva de lixo em Patos de Minas

Centenas de conteiners já foram adquiridos pela administração municipal para iniciar a separação dos resíduos.

publicado em 18/11/2020, por Maurício Rocha


A bióloga Kelly Andrade explicou como será a implantação da coleta seletiva na cidade.

Representantes da empresa Conserbrás, concessionária responsável pela coleta de lixo e administração do aterro sanitário de Patos de Minas, apresentaram na manhã desta quarta-feira (18) o projeto de implantação da coleta seletiva de lixo em Patos de Minas. Centenas de conteiners já foram adquiridos pela administração municipal para iniciar a separação dos resíduos.

A apresentação do projeto ocorreu no gabinete do prefeito José Eustáquio, com a presença de secretários e dos diretores da concessionária Conserbrás. A bióloga Kelly Andrade explicou como será a implantação da coleta seletiva na cidade. Segundo ela, inicialmente serão instalados um contêiner verde e outro marrom em cada ponto, um para a destinação do lixo seco e outro para a destinação do lixo molhado.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

A Prefeitura adquiriu 300 conteiners que já estão na cidade. Eles serão colocados em pontos estratégicos da cidade que geram maior volume de resíduos, como o hipercentro, as áreas comerciais e equipamentos públicos. Os catadores de materiais recicláveis poderão continuar recolhendo de dentro dos conteiners os resíduos que podem ser reaproveitados.

A bióloga explicou que, apenas com a separação dos resíduos secos e molhados, a Prefeitura poderá reduzir, em pouco tempo, cerca de 40% do volume de lixo que chega ao Aterro Sanitária. Hoje, a população de Patos de Minas produz cerca de 120 toneladas de lixo por dia. O processo de reciclagem vai trazer grande economia nos gastos com coleta de lixo, além de proteger o meio ambiente e aumentar a vida útil do Aterro Sanitário.

Segundo o proprietário da Conserbrás, Walter Soares, a empresa já está preparada para iniciar o processo e a expectativa é de que os conteiners sejam disponibilizados para a população até o final deste mês. O prefeito José Eustáquio justificou que a pandemia atrasou o processo de implantação da coleta seletiva, mas afirmou que agora o projeto está pronto para começar a funcionar.  Campanhas educativas deverão ser realizadas para conscientizar a população.

Imagens atualizado em 18/11/2020 • 10 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 18/11/2020
Compartilhe:

33 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Sergio Savoi | 1 semana, 4 dias atrás

    Bom dia, parabéns pela implantação do sistema de coleta. É a primeira etapa do processo de reciclagem e eliminação dos aterros. Agora para fechar o ciclo quero apresentar a única tecnologia para reciclagem de plásticos mistos que poderá ainda converter os resíduos em dinheiro. Entrem em contato para eu enviar a apresentação da solução.

    0 0 Responder

  • Antônio bacabal | 2 semanas atrás

    Solução melhor, equipamento de impacto ambiental que elimina pó poeira fuligem fumaça é usado dentro da chaminé de indústria mineradora incenerado fornos de carvoarias fábricas de cimento limpa o ar e os resíduos dos rios evita doenças causadas por esses poluentes elimina e evita deposito de resíduos urbanos e chorumes auxilia na contenção do aumento da camada de ozônio e do aquecimento global abraço.

    0 0 Responder

  • Queiroz | 2 semanas atrás

    Ótima notícia. Prefeitura deu uma dentro. Agora é a população fazer a sua parte e realmente Selecionar o lixo e colocar nos lugares adequados. Todos por um mundo melhor

    1 0 Responder

  • Realidade | 2 semanas, 1 dia atrás

    Gostei da notícia. Parabéns ao prefeito pela iniciativa e a todos que fazem parte desta iniciativa. Em minha casa já faço a separação de papel e plástico. Isso é muito bom estou feliz com a iniciativa.

    4 0 Responder

  • Alice | 2 semanas, 1 dia atrás

    Isso será ótimo para a cidade. O volume de materiais recicláveis que poderiam ser reciclados e vão para o aterro é muito grande. Os catadores de materiais recicláveis vão continuar trabalhando da mesma maneira. Agora é conscientizar a população para separa o "lixo".



    3 0 Responder

  • Realidade | 2 semanas, 1 dia atrás

    Com certeza os catadores de reciclável não vão deixar os material lá dentro. Vão pegar pra eles e não acho que vão funcionar. Os usuários roda a noite toda. Poderão até arrumar fogo nos container que parece ser de plástico. Tomara que eu estaja errado. Nossa cultura de brasileiros são muito pobre de espírito. Queremos.so ganhar vantagem é ser beneficiados. Conhece bem o povo da madrugada,não tem norma é nem lei pra eles. Realidade que incomoda.

    1 5 Responder

  • GREGORYO PADUA | 2 semanas, 1 dia atrás

    Isso ai nao vai durar um dia na rua, eu mesmo ja estou de olho nessas rodinhas :joy: :joy:

    1 5 Responder

  • Falcão | 2 semanas, 1 dia atrás

    Parabéns pela iniciativa , devemos sim preservar o meio ambiente. Afinal homem tem como obrigação de cuidar de própria sujeira . Não que seja obrigação só de um é de todos para um mundo melhor.

    1 0 Responder

  • Tião | 2 semanas, 1 dia atrás

    Ansioso pra ver quanto patos vai ganhar com esses materiais!! Ou assim como essas caçambas extras vai pro bolso do patrão?

    1 1 Responder

  • José catador | 2 semanas, 1 dia atrás

    E pra onde vai esse material? Vão tirar o ganha pão dos catadores? PATOS NÃO TEM ASSOCIAÇÃO DE CATADOR!! ISSO TÁ ME CHEIRANDO A SUPERFATURAMENTO E LADROAGEM!! Essa turma aí já é conhecida...

    2 2 Responder

  • INDIGNADA 1 | 2 semanas, 1 dia atrás

    PASSOU DA HORA DE FAZER ISSO!!!JÁ QUE FOI TIRADO TODOS SUPORTE QUE A POPULAÇÃO FEZ PRA COLOCAR OS LIXO,NA AVENIDA AFONSO QUEIRÓ ESTAMOS COLOCANDO OS LIXOS NO CHÃO DIA DE COLETAS E OS CACHORROS RASGAM TUDO...

    2 1 Responder

  • Ze pilintra | 2 semanas, 1 dia atrás

    Tomara que não sejam contêineres SUPERFATURADOS .....

    2 3 Responder

  • Beda Venerável | 2 semanas, 2 dias atrás

    Aleluia!!! Por que não fizeram isso a mais tempo? Precisa começar a ensinar nas escolas a separação dos materiais e ter um caminhão específico para recolher os materiais, assim como existe em Curitiba!!

    8 2 Responder

    [email protected] - 2 semanas, 1 dia atrás

    Verdade.

    1 0

  • Patrulheiro | 2 semanas, 2 dias atrás

    Notícia maravilhosa, muuuuito bom. O aterro já está saturado.

    14 0 Responder

  • Patense | 2 semanas, 2 dias atrás

    A cidade de Patos de Minas perde muito com a sua saída José Eustáquio! Mas que Deus abençoe que o próximo prefeito há de dar continuidade ao ótimo trabalho que o senhor tem desempenhado!

    31 2 Responder

  • Reflexão para lamentar | 2 semanas, 2 dias atrás

    O sucesso dependerá da consciência da população e dos catadores. Tem catador que rasga o saco e ainda esparrama o lixo na calçada ou na rua. Torcemos para dar certo!

    22 2 Responder

  • Engula | 2 semanas, 2 dias atrás

    Melhor coisa ao se fazer, era o que faltava, tomara que esse projeto vá à frente e que a população patense adapte-se a ela. Também esperamos que este lixo molhado ou o projeto agregue intervenções para os lixos orgânicos, pois pecamos muito nesse quesito, resto de comidas são más descartadas, falta até mesmo política de conscientização em relação aos orgânicos e nem todas as famílias possui espaço para a criação de hortas para utilizar os orgânicos como adubos ou até mesmo para descartá-los no solo,

    9 0 Responder

  • Te pergunto? | 2 semanas, 2 dias atrás

    A empresa ou concessionária irá cobrar pelos container instalados, como acontece com os que já estão em uso vou citar um local bem conhecido ( coco lagoa grande) lá e cobrado tanto e q e trancado com cadeado pra não ser utilizado por terceiros!

    2 1 Responder

    Justiceiro - 2 semanas, 2 dias atrás

    A empresa loca containers para para prefeitura (que disponibiliza para o uso coletivo) e tbm loca para clientes privados, em ambos os casos alguém está pagando. Vale lembrar que, sem faturamento nenhuma empresa sobrevive.

    10 2

  • Mato verde | 2 semanas, 2 dias atrás

    Parabéns a prefeitura pela iniciativa que já deveria ter sido implantado a muito tempo, mas que bom que agora irá começar e será melhorado com o Falcão. Por uma Patos de Minas mais limpa. Precisa de lixeiras na orla da lagoa, no final de semana fica com muito lixo em volta da lagoa mas vejo que é por falta de lixeiras

    7 0 Responder

    joão de barro - 2 semanas, 1 dia atrás

    Eu já morei perto da orla da Lagoa. Fazia caminhadas lá todos os dias. E sempre a prefeitura colocava sim lixeiras novas, mas é o povo que não tem consciência, e gosta de jogar o lixo no chão. É o povo que é sem educação! Sem falar nos vândalos e noiados que vivem naquela ilha, muitos deles tem prazer em quebrar essas lixeiras novas, e fazer outras bagunças piores. Acho que não vai adiantar só colocar lixeiras novas, o povo deveria antes fazer um curso de 'bons modos'.

    1 0

    Alexandre - 2 semanas, 1 dia atrás

    Vai com calma cara, e não coloca sua esperança no Falcão não, achando que ele vai ser melhor, ou que ele vai fazer algo melhor por Patos, pois, não vai! Infelizmente essa raça de políticos são todos iguais. A cachorrada é a mesma, só muda a coleira! Gostaria sim que isso dele fazer algo útil por Patos fosse realmente verdadeiro, mas. Que ele prove que eu estou errado!

    0 1

  • Comuna vírus | 2 semanas, 2 dias atrás

    Deveria colocar ao menos um por bairro.

    9 2 Responder

  • OBSERVADOR | 2 semanas, 2 dias atrás

    Só espero que:m a sociedade faça sua parte deste importante processo de reciclagem e despoluição do meio ambiente. Essas iniciativas ainda ajudam o município a receber mais recursos de ICM'S ambiental alem de pontos favoráveis pra atrair grandes investimentos por exigências internacionais.

    11 0 Responder

  • Bebeth | 2 semanas, 2 dias atrás

    Deixou tudo para os 45 do segundo tempo ? Num dá bobeira não doido ...

    2 39 Responder

  • Zuleika Cinderela | 2 semanas, 2 dias atrás

    Que "M" hein , deixou pra fazer coisas óbvias às pressas de ultima hora , na entrega do mandato ?

    4 21 Responder

    LAYS - 2 semanas, 2 dias atrás

    E daí ? Ele pode fazer o que quiser até dia 31/12, o povo é louco demais, não faz, fala! Faz e fala tbm...

    16 0

  • Daiana | 2 semanas, 2 dias atrás

    Já era hora!Essa iniciativa já era pra ser desde muitos anos, são muitos benefícios que a cidade,o povo e o meio ambiente com certeza vão ter com essa atitude.

    10 1 Responder

  • Miss | 2 semanas, 2 dias atrás

    Que coisa boa, parabéns pela iniciativa. Espero que as pessoas façam a correta separação. E que chegue logo a vários pontos da cidade.

    14 0 Responder

  • Ygor Caldeira | 2 semanas, 2 dias atrás

    José Eustáquio fez uma boa administração. Mas a sede de poder da Dinastia o tirou da possibilidade de reeleição. Ainda bem que a Dinastia provou do próprio veneno!

    52 1 Responder

    Lays - 2 semanas, 2 dias atrás

    Faço de suas palavras a minha!

    9 0

    Justiça - 2 semanas, 1 dia atrás

    De acordo com suas palavras. A Dinastia juntamente com os mosca morta que andavam pendurados no cargos publicos foram devidamente sepultados. Acabou. Familia nascimento está enterrada politicamente. Viva o crescimento da cidade.

    5 2

carregar mais comentários