O Ponto de Apoio oferece cama, banho, comida e tratamento médico para os romeiros. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A caminhada de fé que dezenas de romeiros fazem a cada mês de agosto com destino à Romaria terá uma dificuldade a mais. Este ano, eles não poderão contar com o Ponto de Apoio que a Prefeitura de Patos de Minas costuma disponibilizar às margens da BR 365, na divisa com o município de Guimarânia.

O Ponto de Apoio oferece cama, banho, comida e tratamento médico para os romeiros que fazem a longa caminhada de fé. Entretanto, este ano, o DNIT proibiu a instalação de barracas e pontos de apoio ao longo das rodovias federais. Na tarde desta terça-feira (01), a Prefeitura emitiu uma nota comunicando a decisão.

“A Prefeitura de Patos de Minas comunica que, em virtude da proibição de instalação de pontos de apoio a Romeiros ao longo da BR-365, expedida pela Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a estrutura que estava em fase de conclusão, montada pela Administração Municipal, será cancelada este ano, assim como os serviços previstos para serem realizados no local. A Prefeitura lamenta o ocorrido e espera que, para o ano que vem, o órgão federal reavalie a necessidade do serviço para os romeiros que fazem suas caminhadas de fé até Romaria.”

Além de não poderem contar com o Ponto de Apoio, os romeiros também ficaram sem o reforço na segurança que normalmente é disponibilizado pela Polícia Rodoviária Federal. A corporação cancelou a “Operação Romaria” em virtude do contingenciamento de recursos realizado pelo Governo Federal.