O prefeito levou até o Ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, algumas necessidades do município.

No feriado de Nossa Senhora da Abadia, na semana passada, o prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, viajou até a capital Federal em busca de recursos para o município. Na oportunidade, o prefeito levou até o Ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, algumas necessidades do município.

A comitiva patense foi acompanhada do deputado federal Milton Cardoso Júnior. Na audiência com o ministro Blairo Maggi, onde o prefeito José Eustáquio foi acompanhado de algumas lideranças comunitárias de Alagoas e do vereador Nivaldo Tavares, o pleito era de que houvesse o asfaltamento da estrada de Alagoas, da ponte do Fubá até a BR 352. Ainda de acordo com o prefeito, foi solicitado o asfaltamento da BR 365 até a comunidade de Vieiras, que vai beneficiar o Distrito Agroindustrial que está surgindo nas imediações. O ministro mostrou as dificuldades de atender plenamente às solicitações feitas e sugeriu ao chefe do executivo que, juntamente com sua equipe, faça o lançamento dos projetos no Siconv, o Sistema de Convênios do MAPA, que vai reabrir no próximo mês para acolher pedidos e projetos junto ao ministério.

No gabinete do deputado federal Eduardo Barbosa, que é o deputado majoritário em Patos de Minas, o prefeito solicitou que o deputado ajude a prefeitura com alguns projetos. “Solicitamos o auxílio do deputado sobre a prorrogação do prazo, junto ao Ministério da Saúde, para a construção de uma Unidade Básica de Saúde aqui em Patos de Minas, que o prazo já está quase vencendo. Precisamos fazer uma licitação e já entramos com o pedido junto ao Ministério”, disse.

Ocorreu, também, uma visita ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para conseguir recursos junto ao Ministério da Educação (MEC), e desbloqueio de verbas em função do atraso nas obras de construção de Centros Municipais de Educação Infantis (CMEIs). “Estamos com cinco creches em construção, mas tivemos um problema anterior com a creche do bairro Nossa Senhora de Fátima, e o deputado Carlos Meles, que nos acompanhava, conversou com o ministro da educação e conseguiu a extensão do prazo para fazer a prestação de contas das creches que estão ainda pendentes e reabri-las”, afirmou.

Em setembro, além de reaver as verbas para dar continuidade à construção da creche do Várzea e da creche do Coração Eucarístico, a prefeitura terá condições de apresentar projetos no Plano de Ações Articuladas (PAR), programa do MEC, onde se cadastram os projetos para solicitar a construção de creches e reformas de escolas.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas