O Patos Hoje divulgou nessa quarta-feira (19) que o Prefeito José Eustáquio compareceria à Câmara Municipal para falar sobre a situação da Copasa em Patos de Minas. No entanto, o Prefeito Municipal José Eustáquio Rodrigues não compareceu à reunião ordinária da Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira (20). A pauta disponibilizada para a imprensa constava o nome do Prefeito, do procurador geral do município Jadir Souto e do secretário municipal de governo Edno Oliveira Brito.

A ida do chefe do executivo até a câmara municipal era aguardada por toda a população que vem cobrando uma resposta a respeito da proposta feita pelo prefeito para suspender a cobrança da taxa de esgoto. José Eustáquio havia feito uma proposta de suspensão da taxa de esgoto em Patos de Minas por nove anos. A medida foi uma forma de ressarcir a população pelos anos em que o esgoto não foi tratado em sua integralidade na cidade.

Na oportunidade, o prefeito deu 30 dias para que a empresa respondesse a proposta sob a possibilidade de considerar o contrato caduco. A Copasa pediu mais tempo e assim José Eustáquio concedeu. Entretanto, já se passaram seis meses desde o envio da proposta e até o momento não houve nenhuma resposta. De acordo com a Copasa, já está sendo tratado 80% do esgoto na capital do milho.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal Francisco Frechiani, o prefeito não confirmou presença na reunião. “É importante lembrar que o prefeito é convidado e não convocado, sendo assim, ele pode resolver comparecer ou não e, caso resolva não comparecer, ele não precisa necessariamente justificar a ausência. Nós estávamos esperando por ele e espero que na próxima reunião ele possa se fazer presente e esclarecer essa situação junto aos vereadores e a população patense”.

Quem foi até a câmara e fez uso da tribuna livre foi o Secretário de Municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico Júlio césar de Castro Fonseca. Ele foi questionado pelos vereadores a respeito de vários assuntos como a desapropriação de famílias que invadiram espaços ambientais e construíram casas e barracos. O secretário também falou que os fiscais estão trabalhando diariamente no que diz respeito ao espaço das calçadas. Segundo ele, vários estabelecimentos já foram notificados, alguns fizeram as adequações e outros não.