Os membros do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 se reúnem nesta segunda-feira (22) para decidir se Patos de Minas vai continuar fazendo parte do Plano Minas Consciente. É o último prazo estabelecido pela Justiça e a resposta deve ser dada ainda hoje.  O prefeito José Eustáquio adiantou que a tendência é continuar seguindo as regras do Estado.

Como a região Noroeste de Saúde, da qual Patos de Minas faz parte, teve regressão para a Onda Verde, se continuar seguindo o Plano Minas Consciente, a Prefeitura deverá decretar o fechamento de boa parte do comércio. De acordo com o Plano Estadual, na Onda Verde, apenas os serviços essenciais podem continuar funcionando.

A Prefeitura havia anunciado inclusive uma maior flexibilização para outros setores da economia, mas o aumento no número de casos e a ocupação dos leitos fez com que o Ministério Público ajuizasse uma Ação Civil Pública na Justiça para obrigar o município a cumprir o Plano Minas Consciente. O juiz Marcus Caminhas Fasciani deu cinco dias para o Comitê Municipal começar a cumprir o Plano Estadual ou deixar de fazer parte dele.

Segundo o presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Patos de Minas, Célio Adriano Lopes, hoje é o último prazo e a decisão deverá ser anunciada no período da tarde. Ele disse que os membros do Comitê estarão reunidos nas próximas horas para decidir as ações que serão tomadas. Ele se mostrou preocupado com a situação.

O prefeito José Eustáquio também disse que a situação vem se agravando em todo o Estado. Segundo ele, a tendência é de que o município continue fazendo parte do Plano Minas Consciente e seguindo as orientações do Estado.