Os terrenos seriam utilizados em uma proposta de interligação das avenidas Paracatu e Getúlio Vargas.

Fim da polêmica! O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves anulou o decreto de desapropriação dos imóveis localizados na rua Professora Zélia, no trecho entre a Praça Dom Eduardo e a rua Deiró Borges, cujos terrenos seriam utilizados em uma proposta de interligação das avenidas Paracatu e Getúlio Vargas. O Projeto apresentado pelo ex-prefeito Pedro Lucas foi bastante contestado na época.

Além do alto valor dos imóveis declarados de interesse público, um deles faz parte do inventário do Patrimônio Histórico do Município de Patos de Minas. O casarão construído no final do século 19 é um dos últimos exemplares da arquitetura colonial no município.

Por isso, embora tenha sido uma das primeiras medidas do ex-prefeito Pedro Lucas, quatro anos se passaram e o projeto de interligação das duas avenidas não saiu do papel.

O Ministério Púbico também entrou no caso. Por último, uma recomendação foi encaminhada ao prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, determinando a anulação do decreto de desapropriação dos imóveis localizados na rua Professora Zélia. O chefe do executivo acatou o pedido do órgão e enterrou de vez a proposta de interligação da avenida Getúlio Vargas com a avenida Paracatu.

“Foi uma determinação do Ministério Público”, informou o prefeito. Por outro lado, o projeto de interligação das duas avenidas não se mostrou viável. Segundo José Eustáquio, mesmo com a interligação da avenida Paracatu com a avenida Getúlio Vargas, os motoristas seriam obrigados a voltar para a rua doutor Marcolino ao chegarem ao Cube PTC.

Com a decisão do chefe do executivo patense de cancelar o decreto de desapropriação dos imóveis, a promotora de justiça Vanessa Dosualdo Freitas informou que arquivou as ações que estavam sendo propostas contra a interligação das duas avenidas. O proprietário do imóvel localizado na esquina da rua Professora Zélia com a rua Deiró Borges, que estava sendo preparado para a construção de um prédio, já foi informado. Segundo o prefeito José Eustáquio, técnicos da Defesa Civil estiveram no local e detectaram risco de deslizamento de terra, que poderia inclusive comprometer a via.

Autor: Maurício Rocha