Além dos poucos lugares disponíveis, práticas irregulares reduzem ainda mais as vagas.

Estacionar no Centro de Patos de Minas é um problema. Ou os motoristas pagam por um estacionamento particular ou é preciso contar com a sorte para encontrar uma vaga. E além dos poucos lugares disponíveis, práticas irregulares reduzem ainda mais as vagas. Além de estacionamentos irregulares, comerciantes estão reservando os espaços públicos.

Motoristas entraram em contato com o Patos Hoje e denunciaram a prática. Comerciantes estão reservando vagas em frente a seus comércios. Eles usam cones e até bicicletas para que os espaços sejam usados de acordo com seus interesses. Outro problema é com os motociclistas. É possível ver motos estacionadas em locais destinados a automóveis.

Com relação à reserva de vagas, nossa reportagem entrou em contato com o Diretor de Trânsito do Município de Patos de Minas, Kênio Ferreira, e ele informou que a situação é irregular e se o fiscal de postura da Prefeitura Municipal presenciar tal infração, o responsável será notificado e caso haja reiteração todo o material será recolhido.

Kênio ainda falou sobre outro problema que tem reduzido ainda mais os estacionamentos no centro. Comerciantes estão transformando a frente de seus comércios em estacionamentos privativos. Ele explicou que a prática fere o código de posturas do município e não poderá continuar. “Se todos fizerem isso, não haverá espaço para estacionamento público”, afirmou.

Para resolver esse problema, o diretor informou que a diretoria continua trabalhando para a implementação do Estacionamento Rotativo Zona Azul. Ele explicou que, no ano passado, foi feita uma licitação, mas não houve empresa interessada em executar o serviço. Então, está sendo feito um estudo para revisar o termo e fazer as possíveis correções.

A expectativa de Kênio é de que, senão houver nenhum problema, o edital da licitação esteja publicado até o meio do ano. Assim que sair a vencedora, a empresa terá 60 dias para iniciar a operação da Zona Azul. O diretor também informou que haverá instalação de fiscalização eletrônica em vias como Rua Major Gote, Dr. Marcolino e Avenida Marabá.

Autor: Farley Rocha