Na sexta-feira (02), haverá, às 18h30min, a inauguração do ponto de apoio com bênção do padre Benedito.

O ponto de apoio aos romeiros, que participam das atividades em louvor a Nossa Senhora da Abadia, padroeira do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, começa a funcionar hoje, dia 1º de agosto. O objetivo é receber e atender os inúmeros devotos da santa, que comemoram a data deslocando-se a pé até a cidade de Romaria-MG, seja para cumprir alguma promessa ou agradecer as graças alcançadas. Na sexta-feira (02), haverá, às 18h30min, a inauguração do ponto de apoio com bênção do padre Benedito.

Cerca de duzentas pessoas estarão envolvidas no trabalho de apoio aos romeiros no ponto montado. No local, diversos serviços serão oferecidos, como alimentação completa - almoço, jantar, lanches (pão, biscoitos, frutas, café) -, atendimento de saúde (com enfermeiros e ambulância de prontidão, para o caso de qualquer eventualidade), leitos para repouso, banheiro e chuveiro. O ponto oferecerá ainda o serviço de escalda-pés (com bacia e água morna para os romeiros descansarem os pés, além de pomadas para ferimentos e dor).

É importante destacar que, para que a romaria seja feita com segurança, os romeiros devem caminhar pelo acostamento, em fila indiana e em sentido contrário ao fluxo de veículos. Também é necessário destacar que, durante a noite, sejam utilizados coletes reflexivos ou lanternas, para que a visualização, por parte dos condutores, seja facilitada. Veículos que acompanham os romeiros para dar-lhes assistência não devem parar no acostamento, pois isso pode fazer com que eles, ao tentar desviar desses veículos, invadam a pista, expondo-se a riscos.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas