A estrutura está montada na divisa com o município de Guimarânia.

O Ponto de Apoio aos Romeiros instalado pela Prefeitura de Patos de Minas na BR 365 já recebeu dezenas de devotos de Nossa Senhora da Abadia este mês. A estrutura montada na divisa com o município de Guimarânia oferece comida, camas e todo o conforto para aliviar a caminhada dos devotos que vão até o Santuário de Romaria.

Uma equipe foi disponibilizada pela Prefeitura para atender aos romeiros. Tem cozinheira, enfermeira e até uma ambulância para socorrer os casos de maior gravidade. Muitos voluntários também ajudam na acolhida aos devotos de Nossa Senhora da Abadia. A dispensa cheia é mantida pela Prefeitura, mas muitos alimentos são doados pela comunidade.

A devoção a Nossa Senhora da Abadia é grande em toda a região e para muitos é tradição fazer o percurso entre Patos de Minas e o Santuário da cidade de Romaria a pé. A caminhada tem cerca de 140 quilômetros e exige muito sacrifício, que para os romeiros só é superado com muita devoção à padroeira.

Mas mesmo com todas as dificuldades, centenas de pessoas fazem a romaria todos os anos para pedir e agradecer a Nossa Senhora da Abadia pelas bênçãos recebidas. O Ponto de Apoio instalado pela Prefeitura de Patos de Minas já recebeu um grande número de romeiros neste início de mês e aguarda uma movimentação ainda maior nos próximos dias.

O Dia de Nossa Senhora da Abadia é comemorado em 15 de agosto, mas para quem vai a pé a viagem começa bem antes. Ao longo da BR 365 é possível ver inúmeros romeiros, o que exige mais atenção dos motoristas. Os romeiros também devem ficar atentos. Além de escolher roupas e calçados confortáveis, é preciso ter cuidado com o trânsito, caminhando sempre em filas indianas em sentido contrário aos carros. A noite é indicado usar peças refletivas e lanternas.