Publicado em 11/05/2018 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Ponte histórica, que liga Major Porto a Bom Sucesso, é interditada parcialmente para reforma

A estrutura de madeira foi construída na primeira metade do Século XX, é tombada pelo Patrimônio Histórico do município.

 A estrutura de madeira foi construída na primeira metade do Século XX, é tombada pelo Patrimônio Histórico.

O tráfego de veículos sobre a ponte de madeira que liga os distritos de Major Porto e Bom Sucesso será parcialmente interditado. A chamada Ponte do Lajeado vai passar por uma reforma. A estrutura de madeira foi construída na primeira metade do Século XX, é tombada pelo Patrimônio Histórico do município e vem sofrendo com a ação do tempo.

No final do mês passado, foram realizadas duas reuniões técnicas com o intuito de avaliar procedimentos necessários a serem executados, decidindo pela interdição parcial da ponte, limitando o tráfego para veículos de carga em três toneladas. Inicialmente, a Secretaria de Trânsito irá instalar quatro placas, sendo duas nas bifurcações que ligam à ponte e outras duas próximas a ela, nos dois lados.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Medic Imagem

A ponte de madeira tem aproximadamente 73 metros e liga diversas localidades do distrito de Major Porto, especialmente, Horizonte Alegre, Santa Maria, Chapadão dos Tavares, Lajeado, Cedro, Cabeceira do Chumbo, além de fazer a ligação com o distrito de Bom Sucesso. A estrutura é de fundamental importância para os moradores daquela região e vem sofrendo com a ação do tempo.

A restauração da chamada Ponte do Lajeado é também uma forma de preservar uma parte da história de Patos de Minas. Pelo avanço da tecnologia, estruturas de madeira como esta deixaram de ser construídas. Segundo o diretor de patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, Geenes Alves, esta é a única ponte nesse estilo ainda existente no município.

Sendo uma construção antiga e histórica, a Ponte do Lajeado foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural, por meio do Decreto nº 2.596, em novembro de 2003.

 A estrutura de madeira foi construída na primeira metade do Século XX, é tombada pelo Patrimônio Histórico.
Autor: Maurício Rocha Postado em 11/05/2018
Compartilhe:

5 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Falta do que fazer! | 4 meses, 2 semanas atrás

    Que atraso desse povo do património. Daqui uns dias vão querer que o povo volte a andar a cavalo, carros de boi etc. Povinho atrasado!

    4 4 Responder

    Ferreira - 4 meses, 2 semanas atrás

    Para um burro de duas patas como você preservar a cultura é coisa boba vc que um otario sem tamanho devi ser do areado

    3 0

  • Biscoiteira | 4 meses, 2 semanas atrás

    Tava demorando. Património histórico de novo ma mídia. Eco teco disso!

    5 2 Responder

  • Conhecedor | 4 meses, 2 semanas atrás

    Engraçado.......o patrimônio histórico "tomba a ponte" mas espera o tempo tomba-lá para sempre pra depois lamentar o porquê não a consertou antes. kkkkkk

    9 1 Responder

  • Juca | 4 meses, 2 semanas atrás

    Ponte de madeira caindo os pedaços em pleno séc XXI, é no mínimo um descaso com os moradores dessa região... Patrimônio aff...

    18 9 Responder