Poluição das queimadas e mau cheiro tiram o sossego de moradores em Patos de Minas

Para piorar a situação, a cidade foi tomada por um mau cheiro insuportável.

publicado em 13/07/2020, por Maurício Rocha


Uma extensa área de vegetação foi consumida pelas chamas.

Além do tempo seco desta época do ano que agrava a situação de quem tem problemas respiratórios, as queimadas tem sido um tormento para moradores em Patos de Minas. Neste final de semana, a fumaça e a fuligem incomodaram muita gente. Para piorar a situação, a cidade foi tomada por um mau cheiro insuportável. 

Uma das queimadas registradas no final de semana aconteceu nas imediações do bairro Jardim Paulistano. O fogo começou nas proximidades do Parque Ecológico do Rio Paranaíba e foi até o bairro Santa Luzia. Uma extensa área de vegetação foi consumida pelas chamas que se espalharam rapidamente. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

A fumaça e a fuligem causaram muita sujeira e incômodo para os moradores. Em outra parte da cidade, o problema foi o mau cheiro. Quem mora nas imediações dos bairros Santo Antônio, Copacabana, Laranjeiras, Guanabara e Sobradinho foi afetado pela fedentina que se intensificou no final da tarde deste domingo (12).

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Ivanildo Alves, percorreu áreas afetadas pelas queimadas no final de semana. Ele ressaltou a extensa faixa de vegetação que foi consumida pelo fogo. Com relação ao mau cheiro, Ivanildo disse que vai levar o caso ao Ministério Público. 

Não é de hoje que boa parte da cidade sofre com o mau cheiro que mistura fezes de suínos com esgoto. Há alguns anos, o Ministério Público abriu Inquérito Civil Público para investigar a origem do problema, que parece não ter fim.

Autor: Maurício Rocha Postado em 13/07/2020
Compartilhe:

22 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Correto | 2 meses, 2 semanas atrás

    Creio tem fim sim. Toda a cidade sabe de onde vem e qual empresa é a causadora desse mal cheiro. O problema é que é peixe muito graúdo , fica por isso mesmo. Aqui no Brasil esses grandões são intocáveis. Aliás, cadê a resposta e a investigação daquela grave degradação ambiental ocorrida no córrego dos paulistas,onde tem até filmagem? Não vi autoridade nenhuma se pronunciar daquele crime tão grave? A população está aguardando pronunciamento da polícia ambiental e do ministério público até agora,referente aquela degradação ambiental.

    10 0 Responder

  • Eu | 2 meses, 2 semanas atrás

    Faltou o mau cheiro da rações Patense. Todos os dias passamos por este desconforto. Primeiro o mal cheiro do esgoto e logo após vem da farinha de osso.

    9 5 Responder

    Fernando - 2 meses, 2 semanas atrás

    Em primeiro lugar, coloca o seu nome, ou tem medo, em segundo lugar, não fala coisa que você não sabe

    1 13

    Verdade - 2 meses, 2 semanas atrás

    Senhor EU, tenho certeza absoluta que você sentirá muito mais mal cheiro se a fábrica parar de funcionar, você sabe de onde vem o seu sabonete? Sua pasta de dente kkkk não né, pois é. E outra, graças a indústria você não tem que conviver no dia a dia com a carniça dos açougues. Que com certeza incomodaria muito mais.

    3 7

    Eu - 2 meses, 2 semanas atrás

    Senhor Fernando, eu sei muito bem o mau cheiro desta fábrica. Já entrei lá e sei muito bem do mais cheiro. Já tive parentes que trabalharam lá? E o senhor VERDADE, SEI também da importância da fábrica na coleta de resíduos, mas isso não dá direito a eles de não se preocupar em amenizar o mau cheiro. E Eles têm sim como fazer isso.

    0 1

    Eu - 2 meses, 2 semanas atrás

    Senhor Fernando, eu sei muito bem o mau cheiro desta fábrica. Já entrei lá e sei muito bem do mais cheiro. Já tive parentes que trabalharam lá? E o senhor VERDADE, SEI também da importância da fábrica na coleta de resíduos, mas isso não dá direito a eles de não se preocupar em amenizar o mau cheiro. E Eles têm sim como fazer isso. E não, eu não quero que a fábrica pare de funcionar. Ela é uma grande geradora de empregos e divisas para Patos. Mas tem que se adequar, né amigo!

    1 1

    Eu - 2 meses, 2 semanas atrás

    E com certeza, o senhor Fernando e o senhor VERDADE, não moram em nenhum destes bairros afetados pelo mau cheiro. A .uito tempo não faço reuniões na minha casa pois tem vergonha, dos meus convidados sentirem o mau cheiro, que por muitas vezes é IN - SU- POR- TÁ- VEL...

    0 1

  • Uai como é que fala | 2 meses, 2 semanas atrás

    Nunca fui contra queimadas para limpar os terrenos é um jeito muito prático para limpar terrenos mais como esse ano estamos enfrentando uma crise no sistema de saúde devemos por a mão na consciência é parar com essa prática que podem piorar a situação de quem tem algum problema respiratório... é hora de deixar as indiferenças de lado é cuidar mais dos próximos... todos juntos chegaremos mais forte até ó final da pandemia

    9 5 Responder

    Maria vai com as outras - 2 meses, 2 semanas atrás

    Prático? Como assim? E os vizinhos que acabaram de lavar as roupas e colocaram pra secar? E a sujeira que o vento leva? E a fumaça? Quem tem criança sabe do que estou falando. Como fica? Falta de respeito com o próximo.

    1 1

    P/ Maria vai com a outra - 2 meses, 2 semanas atrás

    O dia que vc vc tiver um terreno grande vc vai ver como é prático kkkk

    0 0

  • Patense | 2 meses, 2 semanas atrás

    Tão fazendo com aquela mata q tem entre o Ipanema e o Planalto como fizeram com a mata do catingueiro, todo dia queimão um pedaço e todo dia ta saindo caminhão de lenha da mata !!

    8 1 Responder

  • Zorro | 2 meses, 2 semanas atrás

    Parece ter fim mesmo não, o investimento para cuidar do meio ambiente parece ser último caso no Brasil, o mundo tá sofrendo com a destruição do meio ambiente, as pandemias são efeito dessas devastação do ambiente, Patos era cercado de matas bonitas, estão acabando com resto que falta, uma reserva ambiental que está sendo ameaçado e a reserva ambiental do céu azul, já fizeram vários protocolo na prefeitura cuidar dessa reserva, já passaram muitos prefeitos , mais nenhum teve peito para cuidar dessa reserva, estão poluindo o local, a chuva vem e leva tudo para a nascente, tem uma nascente com água limpa,. Que podia ser Aproveitadas, o senhor prefeito, antes de terminar seu mandato, autoriza investimento para essa reserva ambiental, porque vai futuramente vai perder essa riqueza que Patos tem ainda, o lugar e bonito, tá faltando vocês políticos de Patos fazer o trabalho de vocês, os vereadores de Patos não faz nada, para combater as destruição das reservas ambiental de Patos, cria vergonha políticos de Patos.



    5 1 Responder

  • Euzinha | 2 meses, 2 semanas atrás

    Aqui no bairro Santa Terezinha tava um fedo insuportável..e quase todo dia sentimos cheiro de chiqueiro ...

    5 0 Responder

    DORAIMOM - 2 meses, 2 semanas atrás

    São vocês

    0 4

    joão de barro - 2 meses, 2 semanas atrás

    até que eu gosto muito do cheirim de xiqueiro, de porco, é bão até.

    2 1

  • Está dmais | 2 meses, 2 semanas atrás

    Sinceramente, está de mais a falta de consciência das pessoas. Em tempo de pandemia, muitas pessoas com problemas respiratórios, os sem noção colocam fogo em lotes e reservas. Gostaria de solicitar que façam uma matéria constando artigos e leis que apontam que causar queimadas é crime, e quantos anos de detenção cabe ao criminoso que faz tal estrago. Afim de conscientizar a população a denunciar quem faz esse tipo de crime , ou a não fazerem.

    3 0 Responder

  • Van | 2 meses, 2 semanas atrás

    No bairro Sorriso essa carniça foi na quinta feira, insuportável. E do lado da minha casa botaram fogo também. Aqui é um horror, donos dos lotes ao invez de capinar, botam fogo, um desrespeito com os moradores.

    2 2 Responder

  • SÉRGIO RICARDO DE CAMPOS OKADA | 2 meses, 2 semanas atrás

    CADE NOSSAS AUTORIDADES, QUE SO SERVEM PARA NOTIFICAR E MULTAR NOSSOS COMERCIANTES COM ISSO CAUSANDO DESEMPREGO E A CRIMINALIDA DE NOSSA CIDADE.

    2 0 Responder

  • Olho vivo | 2 meses, 2 semanas atrás

    Olha está cidade aí já foi boa viu autoridades tá tudo fora do lugar aí perto rodoviária tá dimais eles não dá sossego principalmente anoite ajuda o povo por favor e estás motos a noite levantando a roda lá avinida perto fortaleza cimento Ipanema quase bateu carro parado e carros entrando contra mão acelerados cadê as viaturas da noite taca uma multa daquelas pra doer aí para



    1 0 Responder

  • Replica | 2 meses, 2 semanas atrás

    O autoridades vcs tem q parar de passar a mão na cabeça dos povo tem q pegar pesado cadê fiscalização pega quem tá pondo fogo e cobra uma multa bem auta sem do cadê vamos população ajuda as autoridades

    0 1 Responder

  • Observador | 2 meses, 2 semanas atrás

    Eu moro no bairro Várzea e, além desses problemas relacionados, o "fedor " que está incomodando mais vem daquela indústria de ração e é a noite inteira. Não sei se existe algum procedimento que possa amenizar ou é a empresa que não se preocupa e não é fiscalizada.

    0 0 Responder

  • Luiz | 2 meses, 2 semanas atrás

    A culpa é de quem bateu Roundup no parque ecolixo e dos recicladores.

    0 0 Responder

carregar mais comentários