O sargento Alair apresentou o novo uniforme durante patrulhamento pela cidade.

Policiais militares de Patos de Minas já começaram a testar os novos modelos de fardas que poderão ser adotadas pela Polícia Militar de Minas Gerais a partir de 2018. Serão seis meses de testes e se receber a aprovação dos policiais, as novas vestimentas passarão a ser utilizadas a partir do mês de maio.

Cerca de 600 uniformes foram encaminhados para teste nas unidades da Polícia Militar no interior do Estado. Em Patos de Minas, três policiais participam dos testes. Um deles é o sargento Alair, que na noite desse domingo (05) apresentou o novo uniforme durante patrulhamento pela cidade.

A principal mudança é no tecido usado na fabricação da farda. O modelo dry fit, por exemplo, possui uma malha que não absorve o suor que e dá mais conforto e mobilidade ao policial. A gandola será substituída por uma camisa de gola polo. A calça recebeu reforço em alguns pontos e segue acompanhada do coturno que não sofrerá alterações.

O segundo modelo de farda a ser testado é de mangas compridas. Tem, ainda, uma gandola, espécie de blusão para fora da calça, também de mangas longas, como as que os militares dos batalhões de Choque e da Rotam usam. Outra grande mudança é que as divisas de braço, tarjetas que representam a hierarquia militar, passam a ser usadas apenas na lapela.

Uma nova cobertura também está sendo testada. Ao invés da boina, as novas fardas possui boné como cobertura. A intenção é dar maior proteção do sol e também evitar que a cobertura fique saindo da cabeça.

Se as novas fardas forem aprovadas, será a primeira mudança na vestimenta dos policiais militares de Minas Gerais em mais de 30 anos. A expectativa é de que as novas fardas comecem a ser utilizadas a partir de maio de 2018, quando os militares recebem auxilio fardamento para comprar as novas roupas.