O sistema consiste em um cadastro dos IMEIs dos telefones celulares no site da Polícia Militar.

Com aparelhos cada vez mais modernos e valiosos, os telefones celulares se tornaram os principais alvos dos ladrões. Segundo dados da Polícia Militar, esses equipamentos representam 70% de todos os bens roubados e furtados de transeuntes. Para conter a onda de furtos desses aparelhos, o 15º BPM está lançando o Programa “Celular Seguro”.

O Programa Celular Seguro foi idealizado pelo 48º BPM da cidade de Ibirité e os bons resultados alcançados tem feito com que outras cidades adotem a iniciativa, como é o caso do 15º BPM de Patos e Minas. O sistema consiste em um cadastro dos IMEIs dos telefones celulares no site da Polícia Militar, permitindo que a corporação verifique se o aparelho é produto de furto.

Para que o programa funcione, as pessoas devem acessar o site www.policiamilitar.mg.gov.br/celularseguro e fazer o cadastro do IMEI do aparelho, que o código internacional do telefone celular. Todo aparelho possui essa numeração. Para saber o IMEI do seu telefone basta teclar *#06#.

De acordo com o tenente Saraiva além de identificar receptadores e ladrões de telefone celular, o programa também possibilita que aparelhos furtados que estejam nas mãos de criminosos sejam recuperados. O Programa Celular Seguro é disponibilizado gratuitamente para toda a população.

Segundo o tenente Saraiva as pessoas que não tiverem acesso à internet ou que não conseguirem fazer o cadastro pelo computador ou pelo próprio telefone poderão se dirigir até uma unidade da Polícia Militar e preencher um formulário do programa que será disponibilizado. Os próprios policiais vão fazer o cadastro dos IMEIs dos telefones.