Polícia Civil vai intensificar investigação para conter fake chat, fake News e enquetes falsas

Ele explicou ainda que uma investigação mais detalhada também pode levar a polícia até o responsável pela produção do material falsificado.

publicado em 06/03/2020,


Em ano de eleição, candidatos inescrupulosos usam os mais diversos artifícios para tentar convencer os eleitores e uma nova ferramenta chamada “Fake Chat” tem preocupado. Esse aplicativo permite a simulação de uma conversa entre duas pessoas no WhatsApp. O prefeito de Lagoa Formosa, João Martins de Paula – Corete - e o secretário de governo e obras, José Wilson Amorim foram alvo do aplicativo. O caso já está sendo investigado.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Segundo o delegado regional da Polícia Civil de Patos de Minas, Luiz Mauro Sampaio, o órgão tem mecanismos para identificar quando uma conversa é falsa ou verdadeira. Ele explicou ainda que uma investigação mais detalhada também pode levar a polícia até o responsável pela produção do material falsificado.

O delegado regional afirma ainda que a Polícia Civil vai estar de olho em notícias falsas que circulam pela internet e outras informações que podem ter sido manipuladas, como as enquetes, por exemplo. Luiz Mauro alertou que a produção de material falso é crime, assim como a propagação do conteúdo inverídico.

A orientação do delegado regional é para que as pessoas recebam as informações com desconfiança, levando sempre em consideração a fonte do material. Antes de acreditar em qualquer notícia e de repassá-la para outras pessoas, o ideal é que a pessoa consulte fontes oficiais. O delegado relembrou que quem repassa informação falsa também comete crime.

Postado em 06/03/2020
Compartilhe:

7 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Leandro | 7 meses, 3 semanas atrás

    Passou da hora de pegar algumas pessoas que tem coragem de se esconder atrás de fakes para prejudicar outras pessoas.

    10 2 Responder

  • ENÉIAS 2020 | 7 meses, 3 semanas atrás

    MEU NOME É-NÉ-IAS, NÃO VOTE EM NINGUÉM TUDO ... :triumph:

    3 3 Responder

  • DE Olho | 7 meses, 3 semanas atrás

    Já que a polícia vai combater, segue um site falso de leilão de veículos para investigar: www.serraleiloes.com/ :muscle:

    9 1 Responder

  • Pirilampo | 7 meses, 3 semanas atrás

    Pra quem entende um pouco de informática sabe que esse aplicativo é a maior bobagem, nem precisa dele, dá pra imitar a imagem em um editor. Isso é pra provar o quanto inocente é o povo que vê uma imagem e um texto e nem quer saber de onde veio, já credita sua fé naquilo. Uma bobagem dessas fazer um estrago tão grande.

    13 1 Responder

  • Cleber | 7 meses, 3 semanas atrás

    A turma do Falcão já começou mal, adotaram como tática de campanha a mentira e a enganação. A enquete que coloca o candidato dos pleyboys na frente da Béia é ridícula. Isso sim é o exemplo da velha política que devemos repudiar.



    14 17 Responder

  • Hernesto | 7 meses, 3 semanas atrás

    Esta certicimo , mas quero ver quem vai punir a rede globo , folha dr são Paulo e outros pelas mentiras que eles publicam..

    15 2 Responder

  • Advogada do Diabo | 7 meses, 3 semanas atrás

    Sr. Editor, "Tu também, Brutus", usando o condenável FAKE CHAT? Quem repassa informação falsa NÃO comete crime? Pois é, parodiando Maquiável - "aos amigos as benesses, aos inimigos, a lei...!"

    9 3 Responder