O delegado Luiz Mauro Sampaio alertou para a prática.

O delegado regional da Polícia Civil de Patos de Minas, Luiz Mauro Sampaio, fez um alerta nessa segunda-feira (19) para os perigos da chamada “Mandala”. A ação tem se tornado febre nas redes sociais e levado muita gente a apostar em um sistema que é mais um tipo de pirâmide inventada para tirar dinheiro das pessoas.

Depoimentos e vídeos explicativos levam a crer que a Mandala é um excelente negócio. “Investindo apenas R$ 100,00 você vai receber R$ 800,00 em pouco tempo”, dizem os mandaleiros. Mas na prática não é isso que acontece. Segundo o delegado Luiz Mauro Sampaio, nesse tipo de ação apenas 12% dos envolvidos recebem, enquanto o restante apenas contribui.

De acordo com o delegado, a Mandala é sim uma pirâmide, uma vez que a ação é mantida simplesmente com a entrada de novos investidores. Quando um participante deixa de atrair novos investidores a pirâmide se quebra, deixando todos os envolvidos no prejuízo. Luiz Mauro explica que esse tipo de ação é também considerado crime.

Com o aumento dos grupos de Mandala na região, a Polícia Civil de Patos de Minas também abriu investigação. A orientação do delegado Luiz Mauro Sampaio é para que as pessoas evitem participar de ações como esta, que prometem dinheiro fácil demais.

Autor: Maurício Rocha