Ribeirão dos Órfãos, em João Pinheiro.

Em João Pinheiro, em continuidade das ações do Coletivo Local de Meio Ambiente de João Pinheiro- COLMEIA- os membros promoveram uma vistoria em umas das ações planejadas para o ano de 2019. O Sargento PM Alexandre, coordenador do COLMEIA, relatou que o objetivo principal é buscar ações que proporcionam a preservação da Microbacia do Ribeirão dos Órfãos e que nesta data promoveram a vistoria nas atividades propostas.

Foram verificados o plantio de 3200 mudas nativas e frutíferas e a construção de 4 quilômetros de cerca na área de preservação permanente da principal vereda, que forma o Ribeirão dos Órfãos. O coordenador afirmou que as atividades de cercamento e do plantio foram executados conforme o planejado.

O Ribeirão dos Órfãos é o responsável pelo abastecimento de água da cidade de João Pinheiro. Devido à crise hídrica em 2017, o Município Pinheirense teve que ceder água potável para o Município de Paracatu.

Durante a oportunidade da vistoria, os membros do COLMEIA não perderam tempo e já demarcaram pontos que necessitam de intervenções de correção, que serão importantes para a preservação da vereda. Identificaram também a necessidade de construção de barragens de contenção e de terraceamentos para impedir o avanço das erosões existentes no local, as quais estão carreando areia para o leito da vereda.