A organização era sediada em Uberlândia

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (29) a Operação Policial “Work out” para combater uma organização criminosa sediada em Uberlândia que atuava na fabricação de medicamentos proibidos. Os criminosos fabricavam medicamentos proibidos com a falsa promessa de perda milagrosa de peso.

De acordo com informações da Polícia Federal, as investigações, iniciadas há seis meses, identificaram que o medicamento produzido pelos criminosos era falsamente denominado como produto 100% fitoterápico e anunciado como responsável por resultados milagrosos na perda de peso.

As investigações apuraram, também, que sua fabricação contava com manipulação por indivíduos infectados pelo Covid-19 e ocorria em laboratórios clandestinos, sem respeito a quaisquer regras sanitárias e com utilização de insumos químicos de comercialização controlada, tais como Sibutramina (anorexígeno) e Fluoxetina (antidepressivo e ansiolítico), podendo ocasionar sérios danos à saúde.

Vultoso patrimônio dos investigados foi identificado, com suposta ocultação de bens em nome de terceiros, havendo expectativa de sequestro de bens avaliados em mais de 10 milhões de reais. A Polícia Federal representou por 14 mandados de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Criminal da Comarca de Uberlândia e cumpridos nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Uberlândia, Araxá e Ituiutaba, em São Paulo/SP, Cajamar/SP, Livramento de Nossa Senhora/BA e Rio de Contas/BA;

Os investigados responderão pelos crimes de lavagem ou ocultação de bens, organização criminosa e crime contra a saúde pública, podendo cumprir até 33 anos de reclusão, se condenados. Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde em face da pandemia do Covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando.