O serviço está apenas começando, mas já enche de expectativa os moradores da região.
Uma comitiva formada por autoridades e lideranças municipais visitou, na manhã desta quarta-feira (25), o local onde a Petra Energia iniciou a preparação do terreno para a construção de um poço de prospecção de gás natural em Patos de Minas. O serviço está apenas começando, mas já enche de expectativa os moradores da região.

O trabalho das máquinas, no primeiro momento, é construir uma base para a instalação do poço de prospecção em uma área de 10 mil metros quadrados. O investimento servirá para aprofundar as pesquisas em torno da matriz energética e descobrir se existe gás natural e a viabilidade econômica de exploração do projeto.

A área fica a apenas 10 quilômetros da cidade, bem ao lado da estrada que liga Patos de Minas ao distrito de Alagoas. As pesquisas no local tiveram início há cerca de cinco meses. Técnicos da Global, com o uso de equipamentos de ultima geração, identificaram a presença de matéria prima no subsolo.

O senhor Valdir Guimarães Silva é dono da fazenda. Ele diz que comprou a terra há apenas um ano e que foi surpreendido com a notícia. O produtor levou a esposa e as duas filhas para receber a comitiva. Valdir disse que cedeu um hectare para a realização dos estudos e que está torcendo para que o projeto de exploração do gás natural em Patos de Minas seja viabilizado.

A prefeita Beia Savassi também falou da expectativa pela descoberta no município. O vice-prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves informou que o município já vai ser beneficiado pelos investimentos. Ele informou que a Petra vai restaurar a estrada de acesso a Alagoas, até o local da construção da base e também a estrada da Serrinha, que dá acesso a BR 365. “Se a exploração do gás for viabilizada a empresa vai também asfaltar essas estradas”, concluiu.

O gás natural é uma matriz energética utilizada por diversas indústrias, principalmente a petroquímica. A descoberta de uma jazida gigante na região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro está atraindo investimentos pesados, principalmente em pesquisas.

Autor: Maurício Rocha