É a segunda fase do projeto que poderá alcançar até 9 mil metros de profundidade.
Máquinas pesadas e equipamentos de última geração ocupam o espaço onde a Petra trabalha na perfuração de um poço para a exploração de gás natural no município de Patos de Minas. É a segunda fase do projeto que poderá alcançar até 9 mil metros de profundidade e confirmar a viabilidade da extração de gás natural na região.

Segundo reportagem deste mês do jornal “O Globo”, a Petra está ampliando os investimentos em Patos de Minas. A empresa mantém uma base na cidade e está montando um escritório nas proximidades do aeroporto municipal. De acordo com a publicação a empresa se prepara para investir R$ 450 milhões em atividades de perfuração em 2013.

Com boa parte dos investimentos concentrados na região, a cidade começa a atrair outros investimentos. Empresas interessadas em prestar serviços para a Petra também estariam avaliando a possibilidade de se instalar em Patos de Minas, movimentando ainda mais a economia do município.

A Petra não divulga, mas a ampliação dos investimentos no poço que está sendo perfurado ao longo da estrada de acesso a Alagoas, a cerca de 10 km da cidade, é visível. O sistema é quase todo computadorizado e utiliza equipamentos modernos. 60 pessoas se dividem em turnos. À noite o espaço de apenas um hectare parece uma cidade.

A previsão é de que esta fase seja concluída até junho de 2013. A partir daí, a Petra terá informações necessárias para avaliar a viabilidade de exploração de gás natural em Patos de Minas. O produtor José Eustáquio de Faria, de 62 anos, que recebe cinco salários pelo aluguel do espaço de um hectare onde o poço está sendo perfurado, está otimista.

Mais um poço em Patos de Minas

A pouco quilômetros dalí, seguindo pela estrada de acesso à Alagoas, uma nova área já está preparada, pronta para receber os equipamentos da Petra. A empresa não confirma se fará investimentos nesta nova área.

Autor: Maurício Rocha