Os equipamentos estão instalados em uma área de 10 mil metros quadrados, a cerca de 8 quilômetros do centro da cidade.
A Petra Energia, empresa que detém a concessão para a exploração de gás natural no Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, concluiu a primeira fase de perfuração do poço em Patos de Minas. Uma nova sonda deverá chegar à cidade nos próximos dias para dar prosseguimento à pesquisa que vai apontar a viabilidade de exploração comercial do gás existente no município.

Os equipamentos estão instalados em uma área de 10 mil metros quadrados, a cerca de 8 quilômetros do centro da cidade, bem ao lado da estrada que dá acesso à localidade de Alagoas. O trabalho agora é para desmontar a sonda que fez a primeira parte do trabalho de perfuração do poço.

A empresa não divulga os investimentos realizados em Patos de Minas, mas a informação é de que o Poço de Exploração de gás natural chegou a uma profundidade de 900 metros até agora. É o que estava previsto para a primeira etapa. Na segunda fase, a empresa usará uma sonda mais potente, com capacidade para perfurar até 4.500 metros.

A existência de gás natural na região foi descoberta através de estudos sofisticados. Abalos sísmicos a 8 mil metros de profundidade confirmaram a existência do produto. Os poços que estão sendo perfurados na região são para avaliar a viabilidade econômica da exploração do gás em escala comercial.

Em entrevista no início deste mês, o diretor de logística e infraestrutura da Petra Energia, Francisco Solano disse que está otimista. “Nosso desejo é começar a produzir o gás em 2016 ou mesmo antes disso”, afirma o executivo. No segundo semestre deste ano, a empresa deverá concentrar os investimentos entre João Pinheiro e Patos de Minas.

Além da Petra Energia, o consórcio formado entre a CEMIG, a CODEMIG e o Grupo Imetame deverá iniciar a abertura de dois poços de exploração de gás natural no Estado nos próximos meses. R$ 21 milhões deverão ser investidos ainda este ano. Os estudos ainda estão sendo concluídos. Os locais onde os poços serão perfurados não foram anunciados.

Autor: Maurício Rocha