349669 2216 Ok
Caiçaras - Full Banner
Publicado em 04/10/2017 por Maurício Rocha

Pesquisadores da UFU/Patos de Minas fazem novas descobertas para tratamento do câncer

O grupo busca novos mercados moleculares e acompanha pacientes para um novo desenvolvimento de estratégia terapêutica.

Os pesquisadores da UFU entenderam que o estudo do Câncer de Mama necessitava de novas estratégias.

Um grupo de pesquisa do Laboratório de Genética e Biotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia – Campos Patos de Minas – vem conseguindo avanços importantes para o diagnóstico e tratamento do câncer. Formado por uma técnica de laboratório, alunos de Iniciação Científica do curso de Biotecnologia e alunos de mestrado e doutorado, o grupo busca novos mercados moleculares e acompanha pacientes para um novo desenvolvimento de estratégia terapêutica.

O câncer de mama é um dos que mais matam no mundo. Os sintomas são tardios e é necessário o diagnóstico precoce para a cura. É um problema de saúde pública, com um número crescente de pacientes e 20 milhões de novos casos esperados para 2025, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Essa doença apresenta diferentes subtipos, de forma que sua evolução depende diretamente das características do tumor.

Por causa dessa complexidade, os pesquisadores da UFU entenderam que o estudo do Câncer de Mama necessitava de novas estratégias, tanto para sua identificação quanto para informar ao médico quais as peculiaridades existentes, para que assim seja definida a melhor terapia. Além disso, entender essa doença também se torna particularmente interessante.

“Os avanços da biologia molecular e de técnicas mais sofisticadas permitiram que genes e seus produtos fossem estudados para melhor compreensão das mais diversas patologias, incluindo o câncer. A extração, amplificação e manipulação de porções do material genético permitiu o desenvolvimento da técnica do DNA recombinante, uma das linhas de pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Uberlândia – campus Patos de Minas”, explicou a doutora Thaise Gonçalves de Araújo.

A coordenadora do grupo de pesquisa explicou que os resultados alcançados pelo estudo “Oncologia Molecular: A Engenharia Genética no Estudo do Câncer de Mama” realizado em Patos de Minas abre caminhos promissores para o diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama.

“A complexidade dessa doença exige diferentes enfoques e, no nosso grupo, buscamos novos marcadores moleculares para o diagnóstico e acompanhamento das pacientes e para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas. Além disso, estudamos os mecanismos celulares envolvidos na tumorigênese para assim, melhor compreender a doença. Portanto, procuramos associar pesquisa básica e aplicada e técnicas de engenharia genética, associadas à cultura de células têm auxiliado nessa busca. O trabalho conjunto tem garantido excelentes resultados e aberto caminhos promissores para novas pesquisas, o que evidencia a dinamicidade da ciência e a desafio dos estudos sobre a doença”, concluiu Taise.

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Autor: Maurício Rocha Postado em 04/10/2017

• Leitor | 2 meses, 1 semana atrás

Patos de Minas está começando a ver a diferença entre universidade Federal e universidade privada. Imagina qnd a UFU tiver o campus pronto.

• Eliana | 2 meses, 1 semana atrás

Acho linda esses jovens disciplinados, debruçados anos sobre um microscópio, ou anos a fio dentro de laboratórios defendendo teses e buscando soluções para a melhoria da humanidade. Quando a gente compra um celular, vai a uma farmácia, faz algum exame ou tratamento, compra um alimento ou um produto de estética... não consegue imaginar o quanto de trabalho como esse que está nesta matéria, está envolvido para atender às nossas necessidades. Parabéns!!!!

• Marcos Ferreira X-9 | 2 meses, 1 semana atrás

Poderiam tbém fazer pesquisas com a erva da Jamaica.

• Claúdio | 2 meses, 1 semana atrás

Parabéns aos pesquisadores que mesmo com todas as dificuldades não desistem de lutar por quem realmente precisa. Vcs são os verdadeiros heróis desse país. Continuem assim!

paulinho - 2 meses, 1 semana atrás

Parabéns aos pesquisadores não desistam vocês estão no caminho correto realmente você merecem

• Ribonucleico | 2 meses, 1 semana atrás

Universidade com pesquisa de verdade é outro nível!

• pacheco | 2 meses, 1 semana atrás

parabéns à toda equipe de pesquisadores. Agora falta o governo fazer a sua parte e construir o prédio.

• Silvano | 2 meses, 1 semana atrás

Se sem Campus, o pessoal da UFU já faz esse tanto de coisa, imaginem se já tivesse o Campus! Parabéns à UFU Patos de Minas!

• Mari | 2 meses, 1 semana atrás

Parabéns aos envolvidos! Pesquisa muito promissora...

• Fulana | 2 meses, 2 semanas atrás

Muito interessante! Parabéns pela pesquisa!!

• Isaltino | 2 meses, 2 semanas atrás