O objetivo é desenvolver robôs que funcionam sem qualquer intervenção humana.

Os universitários do Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da UFU de Patos de Minas, coordenados pelo professor, Laurence Rodrigues do Amaral, continuam trabalhando no desenvolvimento de robôs que não precisam ser controlados por pessoas. Com protótipos cada vez mais avançados, a equipe PatosBot vem se destacando em eventos internacionais.

Tudo é desenvolvido dentro do laboratório Internet das Coisas (IoT). O objetivo é desenvolver robôs que funcionam sem qualquer intervenção humana. “Nós produzimos tanto os sistemas eletrônicos (software) quando a parte mecânica (hardware). A tecnologia pode ser usada em veículos, máquinas agrícolas ou em robôs para desativar bombas. Pode servir para garantir mais segurança ou melhorar a produção”, disse.

Segundo Laurence, já foram produzidos 3 robôs desde a criação da equipe em 2014. “É nítido ver a evolução dos robôs”, afirmou. A PatosBot atua na área de Computação e Engenharia e as tecnologias desenvolvidas e utilizadas podem ser aplicadas, por exemplo, na indústria automotiva, na construção de sistemas inteligentes de navegação autônoma e sistemas automáticos anticolisões, dentre várias outras aplicações.

O projeto de inovação tecnológica foi aprovado no Edital Santos Dumont da FAPEMIG. Ele teve como "pai" a equipe P.TELECO, equipe de Robótica criada na UFU/Patos em 2012.  Além do Prof. Dr. Laurence Rodrigues do Amaral da Faculdade de Computação da UFU e do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da UFU Patos de Minas, de 2014 a 2016, a PatosBot contou com a participação dos alunos Allan Dayrell Braga Mattar Handan e Marcelo Teixeira Masson, ambos do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da UFU Patos de Minas.

Em 2017, a equipe passou por uma renovação e os alunos que se formaram ou estão em fase final do curso foram substituídos por outros, todos do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da UFU Patos de Minas, permanecendo apenas o coordenador. Hoje a equipe conta com os discentes Caio Séjour Araujo, Daniel de Oliveira Ferreira, Guilherme Alves de Amorim e Gustavo Camargo Rodrigues.

No ano de 2016, a PatosBot foi a São Paulo - SP para participar do maior torneio de robótica da América Latina, o Winter Challenge (WC2016). O WC2016 aconteceu no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) durante os dias 07/07/2016 e 10/07/2016. Participam do Winter Challenge equipes vindas de grandes universidades do Brasil, tais como: USP, Unicamp, UFRJ, Unifei, Unesp, UFABC, PucRio, UFF, PucPr, UFSM, UFPR, UTFPR, UFOP, UFLA, Cefet-MG, dentre outras. Ao final do evento, a PatosBot alcançou resultados expressivos ficando em 9° no Brasil e 12° na América Latina, competindo com um único robô chamado Osmar, na categoria seguidor de linha-PRO.

Este ano, a PatosBot participou novamente do Winter Challenge (WC2017) na categoria seguidor de linha-PRO com dois robôs, chamados Osmar e Stevie. O WC2017 também aconteceu no Instituto Mauá de Tecnologia durante os dias 06/07/2017 e 09/07/2017. Novamente bons resultados foram conquistados. A PatosBot ficou a equipe em 19° na América Latina e em 3° dentre as equipes mineiras.

A equipe PatosBot é financiada pela agência de fomento à pesquisa FAPEMIG e em 2017 contou com o apoio financeiro para a participação no WC2017 da iniciativa privada por meio das empresas: Ditrasa Mitsubishi, Diferpam, Venti-luz, Agência Shift, WCT Construtora e Lekker Alimentos.