349669 2216 Ok
Banner CNA - TOPO
Publicado em 02/10/2017 por Farley Rocha
Compartilhe:

Pesquisadores da UFU de Patos de Minas mostram robôs construídos na instituição

Com protótipos cada vez mais avançados, a equipe PatosBot vem se destacando em eventos internacionais

O objetivo é desenvolver robôs que funcionam sem qualquer intervenção humana.

Os universitários do Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da UFU de Patos de Minas, coordenados pelo professor, Laurence Rodrigues do Amaral, continuam trabalhando no desenvolvimento de robôs que não precisam ser controlados por pessoas. Com protótipos cada vez mais avançados, a equipe PatosBot vem se destacando em eventos internacionais.

Tudo é desenvolvido dentro do laboratório Internet das Coisas (IoT). O objetivo é desenvolver robôs que funcionam sem qualquer intervenção humana. “Nós produzimos tanto os sistemas eletrônicos (software) quando a parte mecânica (hardware). A tecnologia pode ser usada em veículos, máquinas agrícolas ou em robôs para desativar bombas. Pode servir para garantir mais segurança ou melhorar a produção”, disse.

Segundo Laurence, já foram produzidos 3 robôs desde a criação da equipe em 2014. “É nítido ver a evolução dos robôs”, afirmou. A PatosBot atua na área de Computação e Engenharia e as tecnologias desenvolvidas e utilizadas podem ser aplicadas, por exemplo, na indústria automotiva, na construção de sistemas inteligentes de navegação autônoma e sistemas automáticos anticolisões, dentre várias outras aplicações.

O projeto de inovação tecnológica foi aprovado no Edital Santos Dumont da FAPEMIG. Ele teve como "pai" a equipe P.TELECO, equipe de Robótica criada na UFU/Patos em 2012.  Além do Prof. Dr. Laurence Rodrigues do Amaral da Faculdade de Computação da UFU e do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da UFU Patos de Minas, de 2014 a 2016, a PatosBot contou com a participação dos alunos Allan Dayrell Braga Mattar Handan e Marcelo Teixeira Masson, ambos do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da UFU Patos de Minas.

Em 2017, a equipe passou por uma renovação e os alunos que se formaram ou estão em fase final do curso foram substituídos por outros, todos do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da UFU Patos de Minas, permanecendo apenas o coordenador. Hoje a equipe conta com os discentes Caio Séjour Araujo, Daniel de Oliveira Ferreira, Guilherme Alves de Amorim e Gustavo Camargo Rodrigues.

No ano de 2016, a PatosBot foi a São Paulo - SP para participar do maior torneio de robótica da América Latina, o Winter Challenge (WC2016). O WC2016 aconteceu no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) durante os dias 07/07/2016 e 10/07/2016. Participam do Winter Challenge equipes vindas de grandes universidades do Brasil, tais como: USP, Unicamp, UFRJ, Unifei, Unesp, UFABC, PucRio, UFF, PucPr, UFSM, UFPR, UTFPR, UFOP, UFLA, Cefet-MG, dentre outras. Ao final do evento, a PatosBot alcançou resultados expressivos ficando em 9° no Brasil e 12° na América Latina, competindo com um único robô chamado Osmar, na categoria seguidor de linha-PRO.

Este ano, a PatosBot participou novamente do Winter Challenge (WC2017) na categoria seguidor de linha-PRO com dois robôs, chamados Osmar e Stevie. O WC2017 também aconteceu no Instituto Mauá de Tecnologia durante os dias 06/07/2017 e 09/07/2017. Novamente bons resultados foram conquistados. A PatosBot ficou a equipe em 19° na América Latina e em 3° dentre as equipes mineiras.

A equipe PatosBot é financiada pela agência de fomento à pesquisa FAPEMIG e em 2017 contou com o apoio financeiro para a participação no WC2017 da iniciativa privada por meio das empresas: Ditrasa Mitsubishi, Diferpam, Venti-luz, Agência Shift, WCT Construtora e Lekker Alimentos.

Imagens atualizado em 02/10/2017 • 9 fotos

Clínica Impar - Início: 21-08-17
Autor: Farley Rocha Postado em 02/10/2017
Compartilhe:

4 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Aluna | 2 semanas, 4 dias atrás

    Vai até a UFU sair daqui por faltas de condições! Tem muita gente lucrando com as coisas do jeito que estão. Tem muita gente com medo da UFU tomar os seus alunos. Até quando a UFU vai suportar tanto desrespeito aqui em Patos de Minas? Federal é outro nível! Professores top!

    10 0 Responder

  • Marcos Ferreira X-9 | 2 semanas, 4 dias atrás

    Tão precisando ver mais Transformers.

    3 6 Responder

  • Paulista | 2 semanas, 4 dias atrás

    TENHO UM ARDUINO QUEM TIVER INTERESSE ESTOU VENDENDO

    3 4 Responder

  • Kaio Gonçalves | 2 semanas, 4 dias atrás

    Parabéns aos envolvidos

    9 2 Responder