Canil do Complexo Penitenciário de Carmo do Paranaíba.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio das Promotorias de Justiça de Carmo do Paranaíba, articulou a destinação de verbas de prestações pecuniárias para a manutenção do canil e para a aquisição de equipamentos destinados ao treinamento de cães de trabalho prisional. A ação se deu por meio de Procedimento de Projeto Social, com a parceria da ONG Guará, atuante no município do Alto Paranaíba.

Diversas ações foram articuladas pela direção do Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo, em conjunto com o Poder Judiciário, Ministério Público, Poder Executivo local, Conselho de Segurança Pública da Comunidade de Carmo do Paranaíba (Consep), agentes penitenciários e sociedade civil para possibilitar a construção de um novo canil, que veio a ser concluído no final de 2018.

Perto da conclusão da obra, o Grupo de Operações com Cães e a direção do estabelecimento prisional apresentaram projeto ao MPMG, visando atender as necessidades básicas para a execução dos trabalhos cinotécnicos em âmbito penitenciário, policial e comunitário. Reconhecida a relevância da demanda e o potencial emprego dos cães devidamente treinados em atividades tanto de segurança interna do estabelecimento prisional, como em ações diversas na área da segurança pública, foi instaurado o Procedimento de Projeto Social.

De acordo com os promotores de Justiça de Carmo do Paranaíba, atualmente, os cães se encontram em local sadio, com espaço adequado ao seu porte e vêm recebendo o devido adestramento pelos agentes penitenciários do Grupo de Operações com Cães, que têm utilizado os animais em diversas ações de segurança interna do Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo.

Fonte: Promotorias de Justiça de Carmo do Paranaíba