Boa parte das calçadas da cidade simplesmente não permite o tráfego de pedestres.

A mais recente Resolução do Conselho Nacional de Trânsito estabelece multa para os pedestres que trafegam pela rua. Mas em Patos de Minas, os moradores vão ter dificuldades para cumprir esta determinação. Isso porque boa parte das calçadas da cidade simplesmente não permite o tráfego de pedestres.

É só dar uma volta pela cidade para encontrar todo tipo de empecilho. O problema ocorre até mesmo no centro da cidade. O prédio em construção na rua Padre Caldeiro é um exemplo do que ocorre na cidade. Os responsáveis pela obra se sentiram no direito de fechar a calçada por completo, contrariando inclusive o que estabelece o Código de Posturas do município.

A rua Padre Caldeira faz ligação do centro da cidade com os bairros da parte alta da cidade e a movimentação no local é intensa. Pessoas que passam pelo local reclamam que a obra está em execução há meses, sem que nenhum fiscal da Prefeitura tenha ido ao local. Enquanto isso, os pedestres são obrigados a se arriscar trafegando pela rua.

E esse não é o único problema enfrentado pelos pedestres. Na rua Ouro Preto, a calçada dá lugar ao mato, obrigando as pessoas a caminharem no meio da rua. Em outro ponto, o passeio se tornou depósito de materiais de construção. Lixo e entulho também podem ser encontrados sobre as calçadas.

O problema se repete em diferentes pontos da cidade. Pedestres que utilizam as calçadas cobram providências das autoridades, não só para evitar constrangimentos no cumprimento da resolução dos pedestres, mas também para dar mais segurança aos usuários das vias públicas.