As pessoas que moram ou trabalham nos bairros existentes ao longo da avenida J.K em Patos de Minas convivem diariamente com um trânsito pesado. Para pedestres e ciclistas que precisam atravessar as três pistas, a situação é ainda mais complicada. Sem passarelas ou faixas de pedestres, eles precisam se arriscar entre os carros para atravessar as pistas.

O problema ocorre nos horários de pico, quando os moradores estão saindo para o trabalho, no almoço ou na volta para casa. A reportagem do Patos Hoje acompanhou a dificuldade dos moradores para atravessar as três pistas. Segundo eles, às vezes, é preciso ficar até 20 minutos esperando uma trégua no movimento para fazer a travessia.

Mesmo assim, o risco de atropelamento é constante. Além da grande quantidade de veículos circulando pela via, mesmo com radares e quebra-molas, a avenida J.K permite que os veículos trafeguem em velocidade maior do que outras vias. Um descuido ao atravessar as pistas de rolamento pode terminar em acidente.

E mesmo estando na calçada, os pedestres não se sentem seguros. Com trechos das ciclovias em condições precárias, muitos ciclistas trafegam nas calçadas, aumentando o risco de acidentes. Os moradores cobram atenção das autoridades e a busca por uma solução para o problema.  Eles querem a construção de passarelas exclusivas para pedestres.

A Avenida J.K é uma extensão da BR 354 e pertence ao DNIT. Segundo a diretoria de trânsito, qualquer alteração na via depende de autorização do órgão federal. A Superintendência do DNIT em Patos de Minas não fala com a imprensa.