O esgoto está sendo derramado no Córrego do Monjolo.

O Patos Hoje recebeu, na tarde desta-sexta-feira (07), várias mensagens relatando que o córrego do monjolo estava recebendo uma grande quantidade de esgoto. Nós fomos até o local e registramos o grande despejo de esgoto em meio às obras de construção de uma ponte. A Copasa já foi notificada diversas vezes quanto ao derramamento de esgoto em córregos e no Rio Paranaíba.

Nossa equipe de reportagem foi até o cruzamento da Avenida Piauí com a Avenida Fátima Porto e registrou mais um descaso com o meio ambiente em Patos de Minas. Um pedestre que passou pelo local e nos enviou vídeos de despejo de esgoto no córrego do monjolo, próximo a uma obra da Prefeitura Municipal. Ao chegar ao local, foi registrada a situação em fotos e vídeos.

O esgoto está sendo despejado entre a ponte que está sendo construída e o encontro das Avenidas Fátima Porto e Piauí. Além do esgoto, a sujeira no local incomoda não só os patenses que passam por ali, mas também agride o meio ambiente. Segundo o presidente do Conselho Integrado de Meio Ambiente - CIMA - Ivanildo Alves, a Copasa já foi notificada várias vezes pelo derramamento de esgoto em córregos e no Rio Paranaíba, mas eles não têm respondido como deveria.

Ivanildo disse à nossa equipe de reportagem que, no córrego do monjolo, existem, peixes que sobrevivem nas águas pelo fato de estarem acostumados com a poluição. Além de matar outras espécies de peixes, o despejo de esgoto prejudica muito o meio ambiente. Nós entramos em contato com a Assessoria da Copasa, que enviou a seguinte nota:

"A Copasa informa que está construindo um interceptor no Ribeirão da Fábrica, em Patos de Minas, para eliminar o lançamento de esgoto no córrego Monjolo. A implantação da estrutura faz parte da terceira etapa das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade.  A previsão que, até meados de 2019, as obras estejam concluídas, ampliando para 100% o tratamento de todo o esgoto coletado no município, que hoje é de 80%.

As intervenções, iniciadas em janeiro de 2018, compreendem a implantação de estruturas responsáveis pelo transporte do esgoto: construção de seis novas estações elevatórias e a execução de mais de 23 km de redes coletoras e interceptores, entre outras intervenções, além de novas ligações prediais de esgoto."