Os pedalinhos estão parados e acumulando água.

Desde que colocados à disposição da população, os pedalinhos em forma de patos, uma homenagem ao município, ficaram mais parados do que servindo a população. E voltaram a parar, dessa vez na represa artificial do Parque do Mocambo. E com mais um problema. Estão servindo como criadouros do mosquito da dengue.

Moradores e funcionários denunciaram o problema. Além de não estarem mais servindo para a diversão dos patenses, os nove patinhos estão parados acumulando água. Dentro dos pedalinhos, é possível ver vários pontos de focos de mosquito da dengue, situação que em nada serve de ajuda para combater a doença na cidade.

Os moradores também desejam que os pedalinhos voltem a funcionar, uma vez que estavam atraindo diversas pessoas para o Parque do Mocambo. Quando surgiram, os pedalinhos funcionaram na Lagoa Grande. No entanto, como a lagoa foi esvaziada para limpeza, eles foram retirados de lá e levados para o Mocambo, onde voltaram a funcionar em 2015.

O Patos Hoje entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas e recebeu a seguinte resposta: "De acordo com informações da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, em estudos realizados para melhoria da prestação de serviço no que se refere à segurança, conforto, atendimento dos usuários dos pedalinhos, principalmente crianças, optou-se por realizar uma licitação, visando à terceirização do serviço. Este processo já se encontra em andamento, com a elaboração do termo de referência. Quanto ao problema de acúmulo de água, o Programa Municipal de Combate às Endemias já foi contatado para a realização do controle ambiental."

Autor: Farley Rocha