PCMG esclarece mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação

Novas regras entrarão em vigor no dia 16 de setembro; candidatos à habilitação não precisam esperar a data para iniciar o processo

publicado em 14/08/2019,


CNH Digital ( Imagem ilustração )

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou, recentemente, novas regras para aquisição ou adição de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As principais mudanças são a diminuição da carga horária das aulas, a suspensão por 12 meses das aulas teóricas e práticas para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), e também o fim da obrigatoriedade do simulador de direção na categoria B.

Desde o anúncio, muitos candidatos à habilitação optaram por aguardar o início da vigência das novas regras, em 16 de setembro, para iniciar o processo. Mas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) esclarece que os candidatos não precisam aguardar para se inscreverem em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

“O sistema será adaptado para que, a partir do dia 16 de setembro, todas as mudanças sejam válidas, mesmo para quem já iniciou o processo. Portanto, aqueles alunos que já tiverem cumprido a carga horária exigida pela Resolução 778 do Contran estarão aptos a realizar a prova de direção. Aqueles que estiverem fazendo as aulas práticas deverão apenas complementar as horas exigidas pela nova regra”, explica a delegada Flávia Portes, chefe da Divisão de Habilitação do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Actual Hospital - Especial Notícias

O que vai mudar?

O simulador de direção para categoria B (carro), obrigatório desde 2016, passa a ser facultativo. Desta forma, houve redução de cinco horas para as aulas práticas na categoria, que passa a ter a mesma carga horária que a categoria A (motocicleta), 20 horas/aula, no mínimo. Se o candidato optar pelo uso do simulador, poderão ser realizadas até cinco aulas no equipamento, e as demais 15 horas no automóvel.

No caso das aulas noturnas, a exigência será de uma hora/aula prática para alunos em formação para conduzir motos, carros ou ciclomotores.

A partir do início da vigência da Resolução, quem desejar obter a “ACC”, que permite conduzir as “cinquentinhas”, poderá, durante um ano, realizar apenas as provas teórica e prática, sem a necessidade de frequentar as aulas. Mas, se o candidato for reprovado, será necessário fazer as aulas práticas.  Após um ano, a carga horária para tirar a ACC passa de 20 horas para 5 horas e poderão ser feitas no ciclomotor do aluno.

Fonte: Agência Minas

Postado em 14/08/2019
Compartilhe:

7 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Eva | 1 semana, 4 dias atrás

    Estou no processo de habitação, até agora não me falaram nada como ficará minhas aulas, pois se entendi direito , mudou outra vez as regras pra quem já tinha começado o processo de habitação, e como paguei tudo à vista ,pois fica mais em conta ,ao fazer parcelado as aulas, agora se a nova lei está valendo até pra quem começou antes do dia 16 de Setembro, eles não teriam que me devolver o dinheiro de 5 aulas que eu não preciso fazer , isso foi o que eu entendi nessa matéria que li.Se tiver alguma pessoa mais esclarecida pra me informar, já até agradeço.

    10 2 Responder

    Eva - 1 semana, 4 dias atrás

    Procure o PROCOM

    6 0

    Agora entendi - 1 semana, 4 dias atrás

    Habilitação, né Eva...!

    7 4

    Sabido - 1 semana, 4 dias atrás

    Habitação deve procurar a CAIXA... lá vão poder te esclarecer melhor.

    8 13

    SINCERO - 1 semana, 2 dias atrás

    regra nova não é retroativa , se você já pagou já era .

    2 0

  • ACABOU A FARRA DAS AUTOS ESCOLAS | 1 semana, 4 dias atrás

    100%%%% apoiado

    34 2 Responder

    SINCERO - 1 semana, 2 dias atrás

    governo que torna caro auto escola ,taxa obrigatórias , aulas obrigatórias e taxas pra provas . se fosse só auto escola era mais fácil .

    0 0