Foram apreendidos drogas, aparelhos celulares e aproximadamente R$ 3.000,00 em dinheiro e cheques.

A Operação “sem maldade- fase1” da Polícia Civil resultou na prisão de 15 pessoas e diversos materiais apreendidos após vários dias de investigação. Mulheres eram arregimentadas para levar os materiais em suas partes íntimas para dentro da Penitenciária Nossa Senhora do Carmo. Mais pessoas devem ser presas. A intenção é evitar que a crise espalhada pelos presídios do país se instale na região. O nome da operação se baseou nos relatos das mulheres que diziam estar apenas ajudando os familiares.

De acordo com informações da Polícia Civil, a operação teve o objetivo de combater o tráfico de drogas e à entrada de aparelhos celulares no complexo penitenciário de Carmo do Paranaíba. Após cerca de dois meses, utilizando-se de técnicas de investigação e inteligência policial, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão, que resultaram na prisão de 15 pessoas e apreensão de drogas, diversos aparelhos celulares e aproximadamente R$ 3.000,00 em dinheiro e cheques, além de um táxi.

O esquema criminoso era comandado de dentro do presídio, através de ligações que os detentos faziam para as esposas, namoradas e outras pessoas, que quando não entravam com os produtos ilícitos por si próprias, agenciavam outras mulheres, de Patos de Minas, para a entrega. Entre os presos temos os seguintes presidiários, a maioria prestes ou já usufruindo de benefícios, como saídas temporárias e progressão de regime, os quais agora serão cancelados:

C.H.B.P, 21 anos, passagens por furto, roubo, uso e tráfico de drogas e lesão corporal;

J.A.T.S, 35 anos, passagens por roubo, tráfico de drogas e lesão corporal;

M.S.V.T, 45 anos, passagens por furto e homicídio;

R.O.A, 32 anos, passagens por tráfico, furto, receptação, porte ilegal de armas, homicídio;

R.R.P, 36 anos, passagens por tráfico de drogas e porte ilegal de armas;

V.A.S.R, 20 anos; passagens por roubo, furto, tráfico de drogas e homicídio;

W.C.H.S, 25 anos, passagens por furto, roubo, tráfico, porte ilegal de armas e homicídio;

W.T.N, 38 anos, passagens por tráfico, furto, porte ilegal de armas e lesão corporal.

Foram presas também quatro mulheres, que transportavam e/ou financiavam a entrada dos materiais na unidade prisional, via de regra, escondidos em suas partes íntimas:

V.N.S, 44 anos, sem passagens relevantes;

F.D.E.T, 27 anos, passagens por tráfico de drogas e homicídio;

C.L.S.A, 44 anos, sem passagens relevantes;

V.T.M.N, 42 anos, sem passagens relevantes.

Ainda, foram presos C.B.R.L, de 25 anos e C.T.B.J, de 21 anos, que forneciam as drogas que alimentavam o esquema, e M.V.C, 30 anos, que utilizava seu táxi para transportar pessoas e materiais de Patos de Minas para Carmo do Paranaíba.

A operação, denominada “Sem Maldade – fase 1” foi batizada devido ao jargão muito utilizado por uma das investigadas, e pelo fato de que a maioria delas afirmaram, nos depoimentos, cometer os crimes com o único objetivo de ajudar seus familiares e amigos que estão presos.

Essa primeira fase da operação deixou claro que se trata apenas da “ponta do iceberg”, e inúmeras prisões ainda serão efetuadas nos próximos dias. As diligências continuam no intuito de identificar e levar à justiça outras pessoas que colaboram para que o sistema penitenciário em nosso país esteja enfrentando tamanha crise.

Autor: Farley Rocha