O asfalto irregular coloca em dificuldades os alunos da APAE que utilizam cadeiras de rodas.

As pessoas com necessidades especiais enfrentam muitas dificuldades para trafegarem pelas ruas de Patos de Minas. As calçadas guardam os mais diferentes obstáculos, que vão de mesas e cadeiras a materiais de construção. Sem contar os inúmeros buracos e degraus que parecem se multiplicar. Nem mesmo o acesso à Apae oferece facilidades a esta parcela da população.

A rua José Pereira da Fonseca está com a pavimentação em condições precárias. O asfalto muito antigo é todo irregular. Para quem tem boa condição física não é problema, mas para os alunos da Apae, que têm dificuldades de locomoção e muitas vezes dependem de cadeiras de rodas, o tráfego não é dos mais fáceis.

E a tendência é piorar. Com o início da temporada de chuvas, alguns buracos já começaram a se abrir. Além disso, o grande número de carros presentes na via dificulta o acesso dos estudantes. “Quando os motoristas decidiram parar muito próximo da esquina, o ônibus de transporte dos alunos tem muita dificuldade para passar”, diz o funcionário da Apae.

A Apae de Patos de Minas atende mais de 500 alunos com as mais diversas necessidades. A dificuldade de locomoção está presente em boa parte deles. Quanto mais fácil for o acesso às dependências da instituição, menor será o sofrimento dos estudantes com necessidades especiais. A cobrança é feita por voluntários que auxiliam no trabalho da instituição.

O Patos Hoje entrou em contato com a Prefeitura Municipal e, segundo as diretorias de obras urbanas e de trânsito, haverá uma verificação no local para providências posteriores. Segundo o prefeito José Eustáquio o Deputado Federal Eduardo Barbosa colocou uma emenda no orçamento de 2017 para recapear esta rua e outras nas proximidades.  O empenho do Ministério das Cidades já foi feito. Falta a liberação da Caixa para a realização da Licitação para a execução dos serviços.